Quissamã lidera no desenvolvimento sustentável do Rio de Janeiro segundo índice nacional
Na esteira do compromisso com um futuro mais sustentável, o município de Quissamã, situado no Norte Fluminense, alcança uma proeza notável ao se posicionar como o primeiro colocado no Estado do Rio de Janeiro no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-Br).
Os recém-divulgados números de 2023, anunciados no último domingo (6), consolidam a posição de destaque de Quissamã, que ostenta o melhor resultado entre os 92 municípios fluminenses e a 117ª posição em um cenário nacional com mais de 5 mil cidades.
O IDSC-Br, uma ferramenta de avaliação de âmbito nacional, avalia o desempenho das cidades brasileiras em diversos setores, todos orientados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Com base nesse índice, Quissamã conquistou uma pontuação de destaque, registrando 58,67, a qual se sobressai acima da média nacional de 46,85.
Os destaques do município encontram-se em diversas áreas, como Saúde de Qualidade, Acesso a Água Potável e Saneamento, Promoção de Energias Renováveis e Acessíveis, Redução das Desigualdades, Fomento a Cidades e Comunidades Sustentáveis, Estímulo à Produção e Consumo Sustentáveis, Engajamento em Ações Climáticas e Proteção do Ecossistema Marinho.
Esse índice robusto avaliou uma rica variedade de 100 indicadores, os quais delineiam o progresso das cidades na busca dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável delineados pela ONU em 2015. Tais metas têm como horizonte o ano de 2030, e essa avaliação crítica apoiada por observadores de universidades, organizações civis e entidades governamentais coloca Quissamã na vanguarda do estado do Rio de Janeiro.