Escolas participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Dez escolas do Programa Educação e Família participam até esta sexta-feira, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A programação acontece no Lab Inovar, laboratório criativo de fabricação, formação, gestão e inovação que fica na Cidade Universitária. O evento teve início na terça-feira.
A coordenadora do programa #inovareaprender de Inovações nas Práticas Pedagógicas e Robótica Educacional Maker, Luemy Ávila, que também é designer educacional, destaca a importância de incentivar as habilidades computacionais na contribuição da formação plena do indivíduo de uma sociedade conectada na contemporaneidade do século XXI.
“Tecnologia e afeto impactando a comunidade com processo de aprendizagem significativa e criativa para nossos jovens terem responsabilidade e ética no uso das potencialidades digitais para vida, como propõe as premissas do eixo projeto de vida do programa federal Educação e Família que a nossa secretaria foi contemplada com algumas unidades escolares. Já estamos realizando os planos elaborados para novos investimentos e necessidades da comunidade em constante transformação”, destacou a coordenadora.
Ela informou ainda que as famílias participam da visitação na Cidade Universitária e fazem a oficina mão na massa no Lab Inovar do programa e inovações nas práticas pedagógicas #inovareaprender junto com os educadores e alunos das unidades que participam do programa Educação e Família.
O secretário Adjunto de Educação Básica, Robério Dias, destaca a importância da democratização das tecnologias para aprendizagem para a formação ampla do ser humano para além da conectividade e das relações, mas também para o desenvolvimento do pensamento crítico científico e da sociedade com inovação. Práticas colaborativas na educação são fundamentais.
A superintendente Luiziane Lusitano, que responde pela Superintendência da Gestão Democrática, informa que estão qualificando as escolas a aderirem e realizarem o plano de ação do Programa do Governo Federal, Educação e Família, que visa fomentar e qualificar a participação da família na vida escolar e na construção do projeto de vida do estudante. “É de suma importância a participação da família para o sucesso escolar do aluno e evitar a evasão escolar”, enfatizou.
A coordenadora dos conselhos escolares, Márcia Alves, informou que as 10 escolas contempladas serão assessoradas e terão como missão conduzir projetos que aproximem as famílias dos alunos dos estabelecimentos de ensino, melhorando, com isso, o rendimento dos estudantes que ainda poderão construir o Projeto de vida de forma coletiva (estudantes e familiares).
Foto: João Barreto