Apagão afeta o Rio de Janeiro e outros estados
Na manhã desta terça-feira, o estado do Rio de Janeiro e diversas outras regiões enfrentaram um apagão que interrompeu o fornecimento de energia elétrica. A capital carioca e a Baixada Fluminense foram afetadas, juntamente com outros estados, devido à ativação do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), que visa proteger o sistema elétrico.
A Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia, divulgou uma nota explicando a situação: “Informamos que, na manhã de hoje (15), parte dos clientes da nossa área de concessão tiveram o fornecimento de energia interrompido devido a um corte de carga realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em diversos estados do país.”
Os impactos do apagão se estenderam por diversas regiões, causando transtornos, especialmente para os usuários do metrô e trens, muitos dos quais enfrentaram dificuldades para chegar ao trabalho. No entanto, algumas horas após o incidente, a energia elétrica foi restabelecida no Rio de Janeiro. Até o momento, o número de residências afetadas pelo problema não foi divulgado.
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, comentou sobre a situação e assegurou que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para solucionar o problema. O Ministério de Minas e Energia também se pronunciou por meio de nota, destacando que as causas do apagão ainda estão sendo investigadas. O ministro da pasta, Alexandre Silveira, já determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada da energia e apurar as razões que levaram ao incidente.