Governo do Estado entraga novas casas para as Famílias desabrigadas em Areal
Um marco de esperança e renovação se fez presente em Areal, onde o sonho da casa própria se tornou realidade para 153 famílias que enfrentaram a devastação das chuvas na Região Serrana. Nesta segunda-feira (28), em um momento emocionante, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação de Interesse Social (Sehis), realizou a entrega das chaves das novas moradias no Conjunto Habitacional Carmen Portinho, localizado no coração do município.
Cândida Elias da Silva, aposentada e moradora da casa número 132, estava radiante com a conquista que encerrava o período de dependência do Aluguel Social. O lar onde ela viveu na Rua Amazonas foi varrido pelas águas torrenciais em janeiro de 2011.
“Embora tenha sido um período triste, agradeço a Deus por estarmos vivos e, hoje, por ter a alegria de receber minha casa. É uma emoção imensa, e daqui para frente, só haverá felicidade”, expressou Cândida com gratidão.
O governador Cláudio Castro ressaltou a simbolismo da primeira entrega realizada pela Sehis, criada no início deste ano para fortalecer a política habitacional. Essa ação não apenas concretiza sonhos, mas também abre portas para um futuro melhor para mais de 600 moradores de Areal.
“É com uma grande alegria que entregamos essas chaves às famílias que tanto esperaram por uma casa que possam chamar de lar. Isso carrega um significado profundo, pois estamos realizando sonhos e permitindo que essas pessoas sigam adiante em busca de outras conquistas”, destacou o governador.
O investimento de mais de R$ 5,4 milhões por parte do Governo do Estado viabilizou a ocupação do Conjunto Carmen Portinho. As unidades habitacionais estavam prontas em gestões anteriores, mas permaneceram vazias devido à falta de infraestrutura. Esse investimento incluiu obras de urbanização, como contenção de encostas, drenagem, pavimentação, construção de reservatórios de água e estação de tratamento de esgoto.
“Essa nova classificação da Fitch para Niterói representa um selo de aprovação da nossa gestão. A nota máxima mostra que as decisões tomadas há 10 anos, quando assumimos a Prefeitura com sérios problemas financeiros, foram acertadas. Hoje somos um município seguro para receber recursos de investidores, instituições financeiras, organizações de fomento, entre outras”, comenta o ex-prefeito Rodrigo Neves e atual secretário executivo do município. “Ser AAA com perspectiva estável reflete uma situação financeira sólida e um ambiente propício para investimentos privados e governamentais.”
Após a entrega, a Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social continuará realizando o acompanhamento social dos beneficiários para auxiliar na gestão do conjunto e articulação interinstitucional para atendimento das demandas dos moradores.
Cada unidade habitacional abrange 39,41 metros quadrados, incluindo dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço com tanque externo. O condomínio também conta com um parque infantil e área de convivência para os moradores. A entrega das chaves representa mais do que a entrega de um lar, mas sim um símbolo de esperança e prosperidade, assim como um novo começo para todas essas famílias.