V Conferência Municipal de cultura em Macaé aborda ‘Democracia e direito à cultura
A V Conferência Municipal de Cultura, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, será inaugurada nesta sexta-feira (15) às 17h, no auditório Cláudio Ulpiano, Cidade Universitária. Esse importante fórum reúne gestores e agentes culturais para discussões abrangentes que se estenderão até sábado (16), das 8h até o encerramento da votação das propostas elaboradas pelos grupos de discussão, que começará às 19h. O evento, uma etapa preparatória para a V Conferência Estadual de Cultura, tem uma participação expressiva, com 271 inscritos que têm direito a voz e voto.
A conferência abordará temas de relevância local e propostas que contribuirão para a IV Conferência Nacional. O Regimento Interno da V Conferência Municipal de Cultura de Macaé, publicado em 25 de agosto, está disponível no Diário Oficial de Macaé e será aprovado logo após a abertura do evento. A partir das 20h30 até as 21h30, Eduardo Nascimento ministrará uma palestra abordando o Sistema Nacional de Cultura. Ele representa o Ministério da Cultura no Rio de Janeiro (Minc-RJ) e a secretária Nacional dos Comitês de Cultura, Roberta Martins.
Além de sua natureza mobilizadora, propositiva e participativa, a conferência também destaca e promove artistas locais, bem como alunos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). A Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Políticas Culturais trabalham em conjunto para o sucesso deste evento que é fundamental para a promoção e desenvolvimento da cultura em Macaé.