Prefeitura Presente realiza ações na Ajuda de Baixo
Orientação de combate ao racismo e Escolinha de Trânsito com foco na prevenção foram os destaques do Programa Prefeitura Presente desta sexta-feira, na Ajuda de Baixo. A proposta é ampliar o acesso da população aos serviços da Prefeitura de Macaé. Na ocasião, o pequeno Adrian Gomes da Silva (9) experimentou, na prática, as principais medidas de primeiros socorros, iniciativa constante em todas as edições.
“Aprendi a importância das primeiras intervenções feitas em pessoas que sofreram algum acidente ou mal-estar. Estou muito feliz pela oportunidade de aprender algo tão importante aqui pertinho da minha casa”, destacou o aluno do quarto ano do Colégio Municipal Renato Martins.
A programação também contou com informações específicas ao consumidor, palestras educativas, atividades do Programa IST/AIDS (Infecção Sexualmente Transmissível), atendimento para encaminhamento de vagas de emprego e ações promovidas pela Casa do Empreendedor, que atua dando agilidade aos trâmites de abertura de empresas e obtenção de licenças municipais de funcionamento.
O Prefeitura Presente conta com a atuação das secretarias de Saúde, Igualdade Racial, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Social, Qualificação Profissional, Trabalho e Renda, Ciência e Tecnologia, Educação, Esportes, Cultura, Turismo, Mulher, Relações Institucionais, Procon, Ambiente, Ouvidoria Geral e Desenvolvimento Econômico.
Sobre o programa
Vale lembrar, que o Programa Prefeitura Presente nos Bairros foi criado por meio do decreto nº 145/2022, e implantado por uma Comissão Especial presidida pela Secretaria Municipal Adjunta de Relações Institucionais para atender à população diretamente nos bairros.
Iniciado em maio deste ano, o “Prefeitura Presente” marca o compromisso da administração municipal em promover políticas públicas que dialoguem diretamente com a população. A programação já passou pelos bairros Lagomar, Nova Holanda, Malvinas, Campo D´Oeste, região serrana e Visconde de Araújo. Durante as edições foi registrada a participação expressiva de moradores, entre crianças, jovens e adultos que tiveram a oportunidade de conhecer as atividades e receber serviços específicos.
Foto: João Barreto