Festival Flicmac em Macaé: celebrando a leitura e a cultura literária
O incentivo à leitura é o principal objetivo do maior Festival de Literatura e Cultura de Macaé. O evento, que começou nesta terça-feira (7) e prossegue até sábado (11), das 8h às 20h, no Parque de Exposições Latiff Mussi, recebeu cerca de 4 mil alunos, por turno, no primeiro dia. Durante cinco dias, importantes nomes da literatura brasileira, além de escritores e artistas locais, passarão pelos espaços montados para todas as idades. O Flicmac é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. No último dia, a programação será das 9h às 18h.
A Secretária de Educação, Leandra Lopes, destacou a importância do festival. “A leitura é essencial para o desenvolvimento da escola e do aluno. Os estudantes estão com acesso livre, mas convidamos também toda a família, pois a energia da leitura contagia as crianças,” disse a secretária.
Nesta terça (07), pela manhã, a programação contou com Sarau Poético, apresentado por Gerson Dudus e Conceição de Maria, da Secretaria de Cultura. No período da tarde, o festival reúne nomes como Violúdico, às 14h, e João Diamante, às 16h, que falará sobre “O Poder da Inclusão Social.”
Para a estudante Maria Cecília Lima, de 8 anos, a oportunidade de visitação ao espaço foi uma rica experiência. “São muitos livros e fiquei um pouco na dúvida sobre o que comprar, mas estou escolhendo dois que envolvem o mundo da fantasia. Um deles tem um kit para pintar também,” frisou a estudante.
O Flicmac concentra cinco espaços: Saber e Conhecimento, Flic Kids, Conexão de Saberes, Geek e Gastronômico. O público poderá participar de encontros com escritores renomados da cultura nacional. Entre eles, Violúdico, João Diamante, Pretinhas Leitoras, Conceição Evaristo, MV Bill, Celso Sisto, Miguel Paiva Cartunista e Rapha Pinheiro Quadrinista, Júlio Emilio Braz, Rodrigo França, Eliana Alves Cruz, Estevão Ribeiro e Thalita Rebouças.
O Secretário Adjunto de Educação, Robério Fernandes, afirmou que 50 editoras estão presentes no festival. “Todo esse ambiente foi pensado para atender alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Além disso, o Vale Livro está possibilitando a distribuição gratuita aos alunos e professores da rede pública municipal de ensino,” acrescentou Robério.
O Espaço do Saber e do Conhecimento funcionará das 8h às 20h, com a presença de diversas editoras de livros. Já no Espaço Flic Kids, a criançada vai poder aproveitar as apresentações musicais, danças, além de estações literárias com contação de histórias traduzidas em libras, teatro, percurso sensorial, e outras atividades.
No Espaço Conexão de Saberes, será possível o encontro com vários escritores, saraus, rodas de conversas, palestras, cafés literários, oficinas de leituras e debates. O Espaço Geek reunirá oficinas de robótica: Scratch, micro:bit, EV3, WeDo e Realidade Virtual.
A programação completa está disponível no portal da prefeitura.