Municípios mantém alerta por conta das altas temperaturas

O fenômeno El Niño, combinado aos impactos ambientais causados pela atividade humana, tem provocado um aumento significativo na temperatura em todo o estado do Rio de Janeiro. As temperaturas elevadas durante esta primavera têm gerado alerta nas unidades médicas, especialmente para os idosos e crianças, que são os mais afetados pelo calor. Neste feriado de quarta-feira, as cidades estão em estado de alerta devido ao tempo abafado, que deve persistir até o final de semana, conforme os institutos de climatologia.

A Prefeitura de Petrópolis comunicou que suas unidades de urgência e emergência – UPAs Cascatinha, Centro e Itaipava, Hospital Alcides Carneiro (HAC), Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE), Pronto Socorro do Alto da Serra, e Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) de Pedro do Rio e Posse – operam em funcionamento regular. O número de atendimentos a pessoas que passaram mal nos últimos dias aumentou, com destaque para a Rua Teresa, onde foi registrada a temperatura de 39 graus, a mais alta do ano na Cidade Imperial.

Em áreas especialmente quentes do Rio de Janeiro, as unidades médicas também funcionarão no feriado. As Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) do Pacheco, Nova Cidade e Santa Luzia, assim como os prontos-socorros Central (PSC) e Infantil (PSI), ambos localizados no Zé Garoto, estarão em operação 24 horas. A Maternidade Municipal Dr. Mário Niajar, em Alcântara, e a emergência de saúde mental no Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto, também operam em regime de plantão 24 horas.

Municípios como Paraty, Niterói, Duque de Caxias e a capital fluminense manterão suas unidades médicas operacionais durante o feriado. Além de permanecerem atentas às questões climáticas, haverá também testagem para Covid-19. Os médicos têm aconselhado a população a se proteger ao máximo dos efeitos do sol, a manter uma hidratação adequada e a buscar imediatamente as unidades de saúde mais próximas em caso de mal-estar.