4ª Feira de Cerâmica de Petrópolis acontece neste fim de semana
A ligação entre a cerâmica e a cidade de Petrópolis é profundamente enraizada na rica história cultural e artística da região. A realização da 4ª edição do evento na cidade não é apenas uma celebração dessa arte milenar, mas uma oportunidade de enriquecer a cultura local, estimular a economia, promover a educação e fortalecer os laços comunitários. Marcada para os dias 18 e 19 de novembro, no Shopping Vilarejo, em Itaipava, a iniciativa busca preservar essa rica herança cultural, deixando um legado duradouro para as gerações futuras.
A Feira de Cerâmica de Petrópolis, com curadoria da arte educadora Ana Rondon, apresenta uma programação diversificada, incluindo oficinas, palestras, mostra de filmes e lançamento de livro. Com cerca de 30 expositores, a exposição reflete a diversidade da produção cerâmica da cidade, estimulando o talento local, fomentando a criatividade e inspirando novos artistas.
O evento recebe apoio da Prefeitura de Petrópolis e, a cada edição, busca enriquecer a cultura local, fomentar a economia e o turismo, promover a educação e fortalecer os laços comunitários. Além de atrair artistas, artesãos e entusiastas, impulsiona o turismo e oferece oportunidades de negócios aos produtores locais de cerâmica. Criando um ambiente propício para os amantes da cerâmica se reunirem, compartilharem ideias e paixões, fortalece-se a conexão entre a comunidade e essa expressão artística milenar.
Lydia Sebastiany, professora e ceramista, acompanha a Feira desde sua primeira edição e destaca o progresso alcançado ao longo dos anos: “De pouquíssimos ceramistas na cidade há 15, 20 anos, conseguimos, junto com o movimento da Arte Cerâmica de Petrópolis, fazer com que muitos outros surgissem. Pessoas interessantes e muito apaixonadas. Todo ser humano tem a arte dentro de si. Eu acredito e sempre acreditei nisso, em gerar essa alegria.”
O evento, já consolidado e aguardado, faz parte do calendário de eventos da cidade. Este ano, está sob a produção da Sábios Projetos, das produtoras Alice Cavalcante e Isabel Themudo, com vasta experiência em diversas áreas culturais. Nas três primeiras edições, foi organizado pelos próprios ceramistas, liderados pelo ceramista Ivo Ferreira, que destaca o grande objetivo da iniciativa: “A Feira é a concretização da intenção de valorizar e divulgar a cerâmica produzida na região. Todos estão convidados. Será um prazer recebê-los.”