Câmara Municipal de Nova Friburgo inicia modernização digital
A atual gestão da Câmara Municipal de Nova Friburgo deu mais um passo significativo em direção à modernização digital. Nesta última semana de novembro, deram-se início aos primeiros testes do processo legislativo digital, uma etapa crucial dentro do plano de implementação tecnológica que visa à digitalização completa das atividades legislativas até o término da atual legislatura.
Essa iniciativa tem como propósito aplicar a tecnologia em todos os procedimentos relacionados às atividades do Plenário, visando a praticamente eliminar o uso de papel nas tramitações internas. Além disso, essa transição digital tem o intuito de agilizar o processo, otimizando o tempo e contribuindo para a sustentabilidade na Casa Legislativa.
O sistema será operacionalizado por meio de um aplicativo acessível em tablets, celulares e notebooks. Todo o desenvolvimento desse processo está sendo realizado internamente pelos colaboradores da Câmara de Nova Friburgo, representando uma inovação e alinhando-se a outras ações já adotadas ao longo deste ano.
Em junho, o Presidente da Câmara, Vereador Max Bill, instituiu uma Comissão de Trabalho para dar andamento à Resolução do Câmara Verde. Essa iniciativa tem como objetivo promover a conscientização por meio de práticas sustentáveis na Casa Legislativa. O intuito é reduzir o uso de papel, plástico e outros materiais.
Além disso, estão planejadas a instalação de um sistema de captação de águas pluviais, medidas de racionalização do uso de água e energia, implementação de um ponto de coleta para pilhas, baterias e equipamentos eletrônicos, e realização de campanhas de conscientização, entre outras ações. Uma das primeiras medidas desse plano já foi implementada pela Câmara: a utilização de papel reciclado, em consonância com a Resolução Legislativa nº 1.779/09.