Aprovado financiamento para aquisição de radares para a Região Serrana: Petrópolis e Nova Friburgo serão beneficiadas
Nesta sexta-feira (8), o presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Philipe Campello, confirmou a aprovação do financiamento para a compra de dois radares de banda X destinados à Região Serrana, sendo um para Petrópolis e outro para Nova Friburgo. O esforço para aquisição dos radares em Petrópolis começou em 2021 com o então prefeito interino Hingo Hammes e foi reforçado em 2022 após as tragédias ocorridas em fevereiro e março. O investimento estadual será de R$ 34 milhões, que incluem não apenas a aquisição, mas também a manutenção dos radares, utilizando recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam).
A aprovação do financiamento é resultado de uma audiência pública realizada em setembro em Petrópolis, promovida pelo vereador Hingo Hammes, juntamente com o senador Carlos Portinho e o deputado federal licenciado Hugo Leal, atual secretário estadual de Óleo, Gás e Energia. Durante o encontro, participaram representantes de órgãos como o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Departamento de Meteorologia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Aeronáutica (vinculada ao Ministério da Defesa) e o Laboratório Nacional de Computação Científica, para analisar tecnicamente as possibilidades e necessidades da cidade em relação ao monitoramento meteorológico mais preciso e eficaz para alertas de chuvas com maior antecedência possível.
“Esta aprovação representa uma conquista significativa e devemos agradecer a todos que contribuíram para chegarmos até aqui. O governador Cláudio Castro e o vice-governador Thiago Pampolha, que já foi secretário estadual de Meio Ambiente, foram sensíveis ao nosso pedido e deram suporte a essa luta. O resultado é evidente! Agora, é importante mantermos o foco. Ainda há muito trabalho pela frente até a instalação e operação efetiva dos radares. Continuaremos empenhados no compartilhamento e integração dos dados dos equipamentos já em funcionamento nos arredores do município”, assegurou o vereador Hingo Hammes.