Reabertura da Casa de Cultura Constantino Cokotós na Ilha Grande (RJ) celebra a cultura local

Após uma recente revitalização, a Casa de Cultura Constantino Cokotós, localizada na Ilha Grande (RJ), volta a receber visitantes em 20 de dezembro de 2023 com uma série de atividades festivas. A programação de reabertura, que vai de 20 a 22 de dezembro (quarta a sexta-feira), oferece oficinas para adultos e crianças, além de apresentações musicais.

Na noite de abertura, após a cerimônia inaugural, os visitantes poderão participar de uma oficina de forró, seguida por um show do trio Ipaum Guaçu e Boneca Filó da Ilha Grande.

Localizado na Vila do Abraão, esse espaço multifuncional se destaca como um ponto focal para manifestações artísticas, fomento cultural e preservação da identidade local. A exposição inaugural “O Poeta da Terra” marca a abertura da galeria de exposições temporárias da nova fase da Casa, prestando homenagem a “Seu Cosminho”, responsável pelo cuidado e zelo do espaço há 13 anos.

Cosme Pereira do Nascimento, conhecido como “Seu Cosminho”, é natural da Ilha Grande, nascido e criado na Fazenda da Aroeira, Enseada de Palmas. Desde os 7 anos, ele escreve poesia e, aos 68, está no terceiro livro de poemas. Seus versos retratam o amor, a vida e a região em que vive.

Na quinta-feira, destaca-se a oficina “Inspira, Respira e Recicla”, conduzida por Analine Lisboa, que incluirá uma prática de Yoga, conversa sobre meio ambiente, mutirão de limpeza e brindes. Também haverá atividades como teatro de fantoches, contação de histórias, sessão de alongamento para a melhor idade, oficina de percussão e jongo urbano.

Na sexta-feira, a programação inclui atividades variadas, como oficina de patchwork, aulão de dança criativa para crianças, oficina de teatro e apresentação de violoncelo. O dia se encerra com a “Oficina Pé na Areia Forró”, trazendo dança e alegria para fechar a semana.

Após esse período inicial, a Casa fechará para o feriado de Natal, reabrindo no dia 26 de dezembro para visitação da exposição “O Poeta da Terra”. Vale ressaltar que tanto a entrada quanto todas as atividades oferecidas pela Casa são gratuitas.

Restaurada pela Secretaria de Cultura e Patrimônio de Angra, a Casa de Cultura Constantino Cokotós é um dos importantes espaços culturais, aberto aos moradores e visitantes, servindo como ponto de referência para preservar a cultura local, memórias e o valioso patrimônio natural e imaterial da Ilha Grande.