Cariocas na disputa: Clubes do Rio de Janeiro começam a jornada na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2024″
Os clubes portugueses da capital e do subúrbio do Rio de Janeiro, incluindo Portuguesa, Botafogo, Bangu, Fluminense, Flamengo, Madureira e Vasco, dão o pontapé inicial na temporada de 2024 com a participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior, considerada a maior competição sub-20 do país. Neste ano, a competição reúne 128 equipes, sendo sete do Rio de Janeiro, em busca do prestigiado título que já revelou inúmeros talentos para o futebol mundial.
Na esfera estadual, o Fluminense mantém a posição de maior vencedor da Copinha, somando cinco títulos e empatando com o Internacional na segunda colocação do ranking. Enquanto isso, o Flamengo ostenta quatro troféus, mesma quantidade que o São Paulo. O Vasco, por sua vez, conquistou apenas uma edição. Para tentar reduzir a distância para o São Paulo, os times cariocas terão que demonstrar um excelente desempenho em campo.
Os clubes do Rio de Janeiro têm um histórico de revelação de talentos na Copinha, com destaque para Fluminense (André, Luiz Henrique, Matheus Martins, Gerson e Pedro), Flamengo (Djalminha, Júnior Baiano, goleiro César, Vinicius Junior e Lucas Paquetá) e Vasco (Bismarck, Geovani, Pedrinho e Felipe). Neste ano, vale ressaltar o Botafogo, que trouxe o goleiro Joaquim Leal, do sub-17, para compor o banco de reservas. O jovem, natural de Petrópolis, é visto por muitos como uma promessa.
A estreia dos times cariocas na competição tem datas definidas: o Botafogo enfrenta o Tiradentes (PI) nesta terça-feira, às 21h30; a Portuguesa encara o Catanduva na quarta-feira, às cinco da tarde; o Bangu joga contra o Marília também na quarta-feira, às 19h30; o Fluminense entra em campo na quarta-feira, às 15h15, contra o São Raimundo (RR); o Flamengo faz sua estreia na sexta-feira contra o São José, às 17h30; e, fechando a sequência de estreias cariocas, o Vasco enfrenta o Macapá na sexta-feira, às 15h15.