Firjan oferece capacitação para micro e pequenas empresas participarem de licitações públicas no Rio de Janeiro
De acordo com o Mapeamento de Compras Públicas realizado pela Firjan nos 92 municípios fluminenses, a maioria das micro e pequenas empresas não participa das licitações públicas. Empresários apontam o desconhecimento do processo licitatório, curtos prazos entre a publicidade dos editais e a apresentação de documentos, além de preocupações com possíveis atrasos ou ausência de pagamento dos serviços contratados como os principais obstáculos.
A Firjan pretende ao longo de 2024 promover apresentações em diversas regiões do estado com o objetivo de esclarecer micro e pequenos empresários sobre a participação em licitações para compras públicas. O presidente do Conselho Empresarial de Competitividade da Firjan, Felipe Meier, destaca que a pesquisa realizada entre junho e outubro de 2023 evidenciou a falta de conhecimento sobre o processo licitatório e a dificuldade em lidar com os prazos, revelando a demanda por capacitação nessa área.
Júlia Nicolau, coordenadora de Análise e Suporte à Competitividade Empresarial da Firjan, ressalta que há um mercado de R$ 8 bilhões anuais para a indústria fluminense em licitações do governo estadual e das prefeituras, enfatizando a importância das empresas conhecerem esse mercado, a legislação e os processos. A Firjan da Pequena Empresa se propõe a oferecer orientação e realizar rodadas de apresentações pelo interior do estado para disseminar esse conhecimento entre os empresários.
No entanto, apesar de as micro e pequenas empresas representarem a maior parte dos estabelecimentos e empregos no Rio de Janeiro, apenas 23,9% das 71 empresas participantes da pesquisa já haviam se envolvido em concorrências para compras públicas. O estudo também destaca que a maior parte dos processos licitatórios ocorre presencialmente, o que direciona essas empresas a buscar concorrências em suas próprias cidades ou localidades próximas.
A complexidade do processo licitatório é um dos fatores que afastam as empresas, sendo que 77,5% dos participantes da pesquisa demonstraram interesse em capacitação específica nessa área. Júlia Nicolau observa que as empresas menores enfrentam desafios como a falta de tempo para cumprir exigências burocráticas, como regularizar dívidas com órgãos previdenciários, o que pode dificultar a obtenção de certificados necessários para participar das licitações.
Desde 2022, a Firjan tem mapeado as Compras Públicas nos municípios e no governo estadual, fornecendo informações semanais sobre as oportunidades de negócios para a indústria.