Força-Tarefa em Volta Redonda intensifica combate ao aedes aegypti
A força-tarefa da Prefeitura de Volta Redonda, destinada ao combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika, chegará aos bairros Aterrado, Jardim Paraíba e Nossa Senhora das Graças. Entre os dias 18 e 19, a partir das 8h, equipes das secretarias municipais de Saúde e Infraestrutura atuarão de forma integrada.
Cerca de cem funcionários serão divididos para realizar vistorias em residências, identificando e eliminando possíveis focos do mosquito, ao mesmo tempo que orientam os moradores sobre medidas preventivas. Além disso, serviços de limpeza urbana, como roçada, capina e retirada de entulho, serão realizados. A ação contará com equipamentos como retroescavadeira, dois caminhões e dez caçambas, centralizadas na Praça Mário Ferreira Neto, no Jardim Paraíba.
A secretária de Infraestrutura, Poliana Moreira, destaca a importância de incentivar os moradores a descartar corretamente materiais sem utilidade, evitando que se tornem criadouros do mosquito. A disponibilização de caçambas e caminhões visa evitar o acúmulo de entulho nas residências.
Além da ação conjunta das secretarias de Saúde e Infraestrutura, o fumacê UBV (ultrabaixo volume) está circulando nos bairros do município desde a semana passada, em parceria com a Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (SVEA) do Governo do Estado. A programação será divulgada nas redes sociais da prefeitura.
Esta será a terceira ação do tipo realizada em janeiro de 2024. Nas anteriores, nos bairros Sessenta e Dom Bosco, foram identificados focos do mosquito, ressaltando a importância contínua dessas iniciativas para a prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.