Prefeituras incentivam atividades físicas neste verão atípico
Quem poderia imaginar que 2024 teve, até aqui, dias de instabilidade no clima? Pois bem, na temporada mais quente do ano, as prefeituras resolveram intensificar programas de atividades físicas com o objetivo de levar a população praticar mais atividades físicas, a despeito das condições do clima. As ações no interior do estado têm feito toda a diferença .
O mês de fevereiro tem sido marcado por chuvas. Porém, em Maricá aliou a questão da segurança com a prática esportiva: o município promoveu neste sábado, na Rua 90, em Cordeirinho, mais uma edição do projeto Body Surf Salva, o surf de peito, o esporte que faz do corpo uma prancha em deslizamento nas águas. Ao todo, 114 jovens participaram do projeto destinado a adolescentes, com idades a partir dos 15 anos, e visa formar o máximo possível de multiplicadores para atuar na prevenção de afogamentos.
Treinamentos básicos de salvamento aquático foram abordados e colocados em prática, como primeiros socorros, prática do reboque para o caso de afogamentos, noções de trabalho em equipe para o salvamento marítimo e técnicas de aquacidade. Vale destacar que o Body Surf Salva envolve toda a equipe de profissionais da Defesa Civil, oferecendo todas as medidas de segurança aquática aos participantes. “Para a aluna Ana Luiza Oliveira, 15 anos, moradora de Itaipuaçu, é muito importante receber dicas de profissionais. “Está sendo bom demais, porque sempre quis participar da equipe da Defesa Civil, então está sendo uma oportunidade única”, disse a jovem.
Pensando no aspecto da saúde do dia a dia, Niterói inova e pôs em prática um sistema de bicicletas compartilhadas, que está cada vez mais perto de se tornar uma realidade. Nit Bike foi o nome escolhido pelos niteroienses para esse novo serviço oferecido pela Prefeitura. O projeto pretende espalhar 50 estações e 600 bikes pela cidade. O processo aconteceu por meio de uma consulta pública, que alcançou a marca dos 5.240 votos, e esteve disponível na plataforma do Colab entre os dias 18 e 31 de janeiro. Em dezembro de 2023, a Prefeitura, a partir do Programa Niterói de Bicicleta, lançou uma licitação para contratação da empresa que ficará responsável pelo sistema. O resultado foi divulgado neste mês de janeiro e a empresa vencedora já iniciou o trabalho de implantação do projeto.
Em Campos, conciliar as atividades físicas com a festa mais popular do país foi uma bela sacada. A colônia de férias do Movimento é Vida/Esporte é Vida foi encerrada nesta sexta-feira, com chave de ouro. Isso porque a coordenação do projeto optou por realizar, no último dia, um bailinho de carnaval para a garotada já entrar no clima das festividades e terminar as atividades com muita brincadeira e diversão. Com direito a pipoca, cachorro quente e guaraná, a criançada não perdeu tempo e caiu na folia ao som de cantigas como Mamãe eu quero; Jardineira e Allah-lá-ô, e até os pais entraram na dança.
Também na sexta-feira, Nova Friburgo deu uma ótima notícia para aqueles atletas que representam o município em várias instâncias. Foi publicado na sexta-feira passada, na edição extra do Diário Oficial Eletrônico Municipal, a lista dos beneficiados do programa Bolsa Atleta 2023/2024. Ao todo, foram deferidos 26 nomes, classificados para concessões nos níveis internacional, nacional e estadual, que estarão aptos a receber o benefício financeiro, técnico e material, destinado aos atletas e paratletas, incentivando jovens a desenvolver a prática do esporte.
O programa Bolsa Atleta, que foi instituído em julho de 2023, é inovador no município, transformando vidas a partir do esporte. Os novos beneficiários e interessados pelo programa serão contatados pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para conferência de dados e demais atos necessários. Os contemplados, que foram selecionados pela Comissão Julgadora, deverão acompanhar as redes sociais oficiais da Prefeitura para obedecer o prazo de comparecimento que será divulgado em breve.