Petrópolis auxilia Japeri após forte chuva na baixada Fluminense
Desde a última sexta-feira (23), a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, está prestando auxílio ao município de Japeri, afetado por uma forte chuva na Baixada Fluminense, que causou escorregamentos, inundações e alagamentos, impactando a vida da população local. O apoio inclui a elaboração de Planos de Trabalho para solicitação de recursos e o sobrevoo por drone das áreas afetadas.
O prefeito Rubens Bomtempo recebeu a prefeita de Japeri na sede da Defesa Civil municipal, junto aos demais secretários do município, para uma troca de experiências. “O objetivo do apoio de Petrópolis é levar o conhecimento adquirido pela nossa cidade para a gestão de Japeri. Este é o momento de todos darem as mãos para que a solidariedade e a cooperação, fundamentais neste momento, prevaleçam. No passado, contamos com o apoio de Japeri, então agora é um prazer poder retribuir e compartilhar nossas experiências”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.
No encontro, que teve a presença da prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros, e de membros da gestão municipal de Japeri, foram discutidas estratégias para lidar com a situação. O Secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, tenente-coronel Gil Kempers, destacou que a equipe enviada para atuação em Japeri está auxiliando na análise das áreas de risco do local e nas ações de resposta ao desastre.
Segundo Fernanda Ontiveros, prefeita de Japeri, as fortes chuvas na baixada fluminense aumentaram o número de bairros e pessoas afetadas, e a ajuda da Defesa Civil de Petrópolis foi essencial neste momento difícil: “Toda a ajuda que Petrópolis tem dado para nós é especial. Neste momento, não se trata apenas de trazer apoio, mas sim de oferecer um olhar humanizado e técnico para identificar os gargalos e fazer um planejamento rápido. Sempre seremos gratos pelo que a Prefeitura tem feito por nós”, ressaltou a prefeita de Japeri.