Presidente da Fundação Cultura Barra Mansa representa a cidade na 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília
O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, está participando ativamente da 4ª Conferência Nacional de Cultura, que teve início nesta segunda-feira, dia 4, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, o evento reúne mais de três mil participantes de todo o Brasil.
Ao longo da semana, até sexta-feira, dia 08, a conferência terá como foco o debate sobre políticas públicas culturais e a revisão do Plano Nacional de Cultura (PNC) para os próximos 10 anos, além da reestruturação do Sistema Nacional. As propostas aprovadas durante o evento servirão de base para as diretrizes do novo plano para os próximos anos.
Marcelo Bravo foi eleito delegado titular pelo poder público da região do Médio Paraíba durante a conferência estadual realizada em 23 de janeiro. Ele está levando duas propostas importantes para o evento em Brasília: o fortalecimento de fundos municipais de cultura em todo o Brasil, com a possibilidade de abatimento do imposto de renda por meio da Lei Rouanet, e a viabilização da monetização de canais como o YouTube, vinculando as contas a órgãos públicos para destinar os recursos aos fundos municipais de cultura ou aos fundos de cultura ligados ao órgão.
Bravo enfatiza a importância do envolvimento da população na criação e construção das políticas públicas: “Nossas propostas foram apresentadas como encaminhamentos na conferência regional e agora estão sendo discutidas aqui. Queremos destacar a retomada da participação popular na construção das políticas culturais, o que é fundamental”, ressaltou.