Mutirão de combate à dengue em Niterói intensifica esforços no morro do Palácio
Na manhã desta terça-feira (05), a Prefeitura de Niterói, por meio das secretarias de Saúde, de Conservação e Serviços Públicos, as Regionais, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) e a Defesa Civil, organizou mais um mutirão de combate à dengue, desta vez concentrado no Morro do Palácio, no Ingá. Esta ação é parte integrante das estratégias do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento das Ações Integradas de Prevenção à Dengue.
A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, enfatizou a importância dessas iniciativas, especialmente diante do aumento dos casos no estado.
“Diante do aumento nos casos em todo o estado, estamos intensificando nossas medidas contra o Aedes aegypti. Os mutirões, que envolvem várias secretarias e contam com o apoio das associações de moradores, estão sendo realizados em várias localidades da cidade e desempenham um papel fundamental na ampliação das medidas de prevenção e combate ao mosquito”, destacou a secretária.
Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde e a equipe de limpeza da Clin, percorreram a região realizando inspeções em residências, estabelecimentos comerciais e vias públicas, com o objetivo de identificar e eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.
Além das atividades diretas de combate, são realizadas ações preventivas, como a instalação de telas em caixas d’água, distribuição de material informativo e orientações aos moradores, incentivando a participação ativa na identificação e eliminação de criadouros de mosquitos em suas próprias residências e no entorno. Durante o mutirão de hoje, foram visitados 34 imóveis e instaladas 30 telas em caixas d’água como medida preventiva contra os focos do mosquito.
O agente de endemias Claudio Bragança ressaltou a importância desses mutirões periódicos pela cidade, especialmente diante da epidemia no estado do Rio de Janeiro.
“Esses mutirões semanais permitem ampliar nossas ações, tornando-as mais eficazes na redução dos possíveis focos de mosquito pela cidade”, destacou o agente.