Firjan e empresários discutem avanços e desafios da infraestrutura no Norte Fluminense
Em uma reunião com empresários do Conselho da Firjan Norte Fluminense, a equipe técnica da federação apresentou atualizações sobre uma série de obras e melhorias necessárias na região. Entre os temas abordados estão as obras da Estrada dos Ceramistas, da Ponte da Integração, a EF-118, a interdição de caminhões na Avenida Brasil e o processo de repactuação do contrato de concessão da BR-101.
O presidente da Firjan, Francisco Roberto de Siqueira, ressaltou a importância do acompanhamento das melhorias na infraestrutura para explorar o potencial do Norte Fluminense. Ele destacou a necessidade de priorizar o Contorno de Campos como primeira obra após a repactuação do contrato da BR-101.
No que diz respeito à BR-101, a repactuação já aprovada pelos órgãos competentes está em análise no Tribunal de Contas da União e deve ser concluída até julho. A Firjan trabalha para garantir a retomada integral das obras assim que o processo for finalizado, com destaque para o Contorno de Campos.
Sobre a Estrada dos Ceramistas, interditada desde novembro, a expectativa é de retomada das obras em abril, após divergências com o Tribunal de Contas do Estado. A liberação da obra depende do TCE, apesar de já constar na Lei Orçamentária Anual.
Quanto à Ponte da Integração, sua conclusão está prevista para este semestre, porém a construção dos acessos até o Distrito Industrial de Campos aguarda avaliação do TCE. A Firjan solicitou essa obra para evitar o tráfego intenso de veículos na área urbana de Guarus.
A interdição de caminhões na Avenida Brasil, que afetaria indústrias fluminenses, foi suspensa após intervenção da Firjan e outras entidades. A federação está participando de reuniões técnicas com a prefeitura para discutir medidas que evitem prejuízos à economia.
Quanto à EF-118, o Governo Federal financiará um estudo sobre a obra, demonstrando sua viabilidade para interligar a região à malha ferroviária nacional, com potencial para atrair indústrias e contribuir para o desenvolvimento regional, estadual e nacional.