Volta Redonda oferece tratamento gratuito de PrEP para prevenção ao HIV
O município de Volta Redonda agora disponibiliza tratamento de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), oferecido gratuitamente no Centro de Doenças Infecciosas (CDI), localizado na Rua Dionéia Faria, número 329, bairro Aterrado. O atendimento é aberto a qualquer pessoa e ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h.
A PrEP é uma das formas adicionais de prevenção ao vírus HIV, além do uso de preservativos, que também são distribuídos no local. O médico de saúde da família e sanitarista Carlos Vasconcellos, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), destaca a importância da iniciativa, tanto pela eficácia do tratamento quando usado corretamente, quanto pela oferta de uma opção de maior proteção. Ele ressalta que grupos como casais soro divergentes, pessoas com múltiplos parceiros sexuais e profissionais do sexo devem procurar o tratamento no CDI de Volta Redonda.
Antes de receber a PrEP, os pacientes passam por testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Com resultados negativos, são cadastrados no programa de prevenção ao HIV e recebem orientações sobre o uso dos medicamentos e datas de retorno à unidade.
“Ao chegar, o paciente é atendido na recepção e encaminhado a uma equipe de enfermeiras, que realiza os testes rápidos. Em seguida, é feito o cadastramento no programa de prevenção ao HIV. Inicialmente, o paciente recebe 30 comprimidos mensais e renova a medicação posteriormente”, explica a enfermeira do CDI, Rosa Maria da Silva.