Comemorações do dia Mundial do Meio Ambiente acontecem em diversas cidades do Rio de Janeiro

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente, preparou uma programação repleta de atividades. O evento, marcado para esta quinta-feira, 6 de junho, visa conscientizar a população sobre a história local, a geração e destinação de resíduos, além de promover outras ações ambientais. Um dos destaques é a troca de 1 litro de óleo usado por uma muda de árvore nativa.

No Rio Paraíba do Sul, em Resende, uma ação de peixamento será realizada nesta terça-feira, 4 de junho. Com o apoio da ArcelorMittal e do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), a iniciativa contará com a presença do prefeito Diogo Balieiro, representantes da Secretaria de Meio Ambiente, da produtora de aço e moradores da comunidade. Serão soltos 3,5 mil peixes de espécies nativas, como Grumatã, Piabanha, Lambari do rabo amarelo e Cauda Branca, algumas das quais estão em risco de extinção.

Em Niterói, a Prefeitura dará início à segunda fase de revegetação de áreas de restingas, com um investimento de R$ 2,9 milhões financiado pelo BNDES. O objetivo é restaurar 203,1 hectares de diferentes fitofisionomias da Mata Atlântica, garantindo a preservação das espécies locais. O projeto, que começou em 2019, busca contribuir para a preservação ambiental da região e promover um ambiente mais saudável para a população e para as futuras gerações.

Em Maricá, no Rio de Janeiro, o secretário Igor Sardinha participará da Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (Citer) no Piauí. Ele ressaltará a legislação municipal que aborda o hidrogênio verde como uma alternativa sustentável para a transição energética. A cidade planeja descarbonizar a frota da Empresa Pública de Transportes até 2038, investindo em ônibus não poluentes e firmando parcerias com universidades para o desenvolvimento de tecnologias limpas e sustentáveis.