6º Festival de Frutos do Mar promete diversão e gastronomia em Macaé
Neste sábado (8), a partir das 15h, o Mercado Municipal de Peixes de Macaé será palco de uma animada roda de samba com o Grupo Sem Limite e o macaense Fábio Horácio, uma das atrações do 6º Festival de Frutos do Mar. O evento, realizado pelo Polo Gastronômico de Macaé com o apoio da Prefeitura, promete muita alegria e sabor para quem for saborear as melhores receitas dos chefs locais. Com entrada gratuita, o festival integra o Calendário de Eventos de Macaé. O Mercado Municipal de Peixes está localizado na Avenida Presidente Sodré, no Centro da cidade, próximo ao Paço Municipal.
O festival acontece neste sábado (8) e domingo (9), das 11h às 23h, e contará também com a DJ Luiza Aguiar, garantindo que a animação não pare. O cardápio especial do festival inclui dez opções de pratos ao valor único de R$ 30, inspirados na qualidade e variedade dos produtos do Mercado de Peixes. Haverá ainda estandes de vinho, chopp artesanal, drinks e uma variedade de sobremesas, como sorvetes San Lorenzo, doces da Lugano, da Mirabolando e da Nuvem de Mel.
Para as crianças, uma área de recreação infantil segura e variada estará disponível, garantindo diversão para toda a família. Entre as delícias a serem apreciadas estão isca de peixe, bolinho de bacalhau, pastel de camarão, bobó de camarão, hot Philadelphia, braseiro de frutos do mar, feijoada de frutos do mar e tartare de salmão. O evento visa valorizar a tradicional cultura do pescado, fundadora de Macaé.
O Secretário Adjunto de Pesca e Aquicultura de Macaé, Jair Barcelos, destacou a parceria com o Polo Gastronômico. “Estamos em parceria com o Polo para um festival com bastante variedade este ano. O objetivo é fomentar o consumo de pescado na região, que aumentou 37%. Isso se deve à obra no cais e à qualidade e diversidade de nossos produtos. Trabalhamos com mais de 25 espécies, sendo dourado, corvina e camarão as mais procuradas”.
O Mercado de Peixes de Macaé comercializa de 150 a 200 toneladas de frutos do mar por mês. Pescadores de Campos, Rio das Ostras, Cabo Frio, Barra de São João, Búzios e outros municípios vizinhos também utilizam o cais de Macaé para escoar seus pescados devido ao bom acesso. O mercado proporciona mais de 1.200 empregos diretos, além dos empregos nos restaurantes.
O presidente do Polo Gastronômico de Macaé, Renato Nicoli (Durval Gastronomia e São João Bar), informou que o consumo esperado é de uma tonelada de frutos do mar, com a expectativa de comercializar aproximadamente 12 mil pratos. “A cada ano vemos o evento crescendo. Nosso objetivo principal é valorizar nosso próprio mercado, que é um dos melhores do país em termos de qualidade. Este ano teremos a novidade de frutos do mar grelhados na brasa, mais assentos e utilizaremos uma área aberta para o encontro do rio com o mar”, destacou.