Novas geladeiras beneficiam 35 famílias em conjunto habitacional em Areal
A Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social (Sehis) e a Enel Distribuição Rio contemplaram, nesta terça-feira (11/8), 35 famílias do Conjunto Habitacional Carmem Portinho, em Areal, com novas geladeiras. Graças a essa parceria, os moradores puderam trocar seus eletrodomésticos antigos por modelos mais eficientes e de menor consumo de energia elétrica.
“O trabalho da Sehis não termina quando as obras são concluídas e as moradias são entregues aos cidadãos. O acompanhamento da população é contínuo. E é por isso que as equipes da secretaria retornaram ao Conjunto Carmem Portinho com a Enel para contemplar dezenas de moradores com geladeiras novas”, destacou o secretário de Estado de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire.
A ação faz parte do programa Enel Compartilha Eficiência, que promove a substituição de refrigeradores para clientes da distribuidora em diversos municípios. As geladeiras entregues pela Enel possuem o selo Procel de economia de energia, podendo consumir até 70% menos energia que os modelos antigos. Em termos práticos, isso significa que um aparelho antigo consome em média 90kWh/mês, enquanto um novo consome cerca de 24kWh/mês.
Segundo Alexandre Cardoso, especialista em Sustentabilidade da Enel Distribuição Rio, a troca das geladeiras será significativa para o orçamento familiar dos moradores. “Esses refrigeradores proporcionam uma grande eficiência energética e auxiliam na redução do consumo de energia”, explicou.
Moradores Satisfeitos
A dona de casa Vanda Pontes Silva expressou sua alegria ao receber a nova geladeira. “Estou muito feliz com a chance de desfrutar desse dia maravilhoso! Ganhar uma geladeira nova é muito gratificante e eu só posso agradecer a todos que contribuíram para que esse presente chegasse até nossas casas. Sem contar que essa economia de energia será muito importante para o bolso de quem vive aqui no Carmem Portinho”, comemorou.
Assim como na primeira fase do programa, que entregou 50 geladeiras aos moradores do conjunto, a iniciativa desta terça-feira, que contou com a participação do prefeito de Areal, Gutinho Bernardes, levou em consideração os critérios de maior vulnerabilidade social para definir as famílias beneficiadas.