Angra dos Reis celebra conquista histórica no Ideb 2023

A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN), está comemorando um marco histórico na educação: a cidade alcançou as melhores notas da série histórica do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 para os anos iniciais e finais do ensino fundamental. O índice é avaliado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado em novembro de 2023.

De acordo com os dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a rede pública municipal de Angra dos Reis alcançou a nota 5,79 para os anos iniciais, um aumento de 15% em relação ao período pós-pandemia em 2019 (5,1), e 4,51 para os anos finais, representando um crescimento de 18% no mesmo período (3,8).

No último Ideb, em 2021, a melhor colocação do município até então, registrou-se 5,5 para anos iniciais e 4,5 para anos finais. Os resultados finais das cidades, do estado e do país serão divulgados oficialmente pelo MEC em agosto.

“Este resultado marca um avanço significativo na qualidade da educação pública do município e reflete o esforço contínuo e o compromisso com a melhoria do ensino. A cidade celebra essa conquista histórica e se prepara para novos desafios, mantendo o foco na melhoria constante dos processos educacionais e na promoção de uma educação inclusiva e equitativa,” comentou o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.

O resultado obtido pela rede pública municipal de ensino de Angra no Ideb 2023 é fruto do engajamento de gestores, professores, estudantes e funcionários das 52 escolas da rede municipal que participam dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. 92% dos estudantes dessas escolas estiveram presentes na realização da prova do Saeb, um recorde na rede municipal. Para que o resultado de uma escola participante da Prova Brasil possa ser divulgado, pelo menos 80% de seus estudantes precisam realizar o exame.

“A Prefeitura de Angra destaca o papel fundamental dos profissionais da educação nesse processo de transformação. A dedicação e o comprometimento de nossos educadores foram essenciais para ajustar os objetivos e garantir uma abordagem pedagógica mais alinhada com as demandas educacionais e sociais dos estudantes,” destacou Paulo.