Agropecuária impulsiona empregos no Norte Fluminense: Campos e São Francisco de Itabapoana em destaque
A agropecuária mostrou sua força no Norte Fluminense, levando duas cidades da região a figurar entre as cinco que mais geraram empregos em maio, conforme levantamento da Firjan com base nos índices do Caged. Campos dos Goytacazes ficou em segundo lugar, com 1.671 novos postos de trabalho, atrás apenas do Rio de Janeiro, enquanto São Francisco de Itabapoana ficou em quinto lugar, com 617 novos empregos.
“Os números demonstram a diversidade econômica da região e, consequentemente, nosso potencial em várias frentes. A expectativa é que São Francisco também possa diversificar sua economia com a inauguração da Ponte da Integração, uma obra tão aguardada há 40 anos,” afirmou Francisco Roberto de Siqueira, presidente da Firjan Norte.
Em Campos, os setores que mais se destacaram foram Serviços (627 novos empregos), Agropecuária (572) e Indústria (245). As atividades de apoio à agricultura lideraram a geração de vagas com 449 postos abertos. Na indústria, a manutenção de máquinas e equipamentos industriais foi a maior geradora de empregos, criando 578 novas oportunidades.
Em São Francisco de Itabapoana, além da Agropecuária, que gerou 544 empregos, o Comércio também teve um saldo positivo, com 88 novos postos de trabalho. As atividades de apoio à agricultura foram responsáveis por 526 dessas vagas.
Macaé ficou em 13º lugar entre as cidades que mais abriram empregos, com 263 novos postos, destacando-se a Indústria (97), Comércio (86) e Construção (74). A montagem de instalações industriais e de estruturas metálicas foi a atividade que mais gerou novas oportunidades, com 83 vagas.
A força da agropecuária no Norte Fluminense e o crescimento do emprego nesses municípios destacam a importância da diversificação econômica e das iniciativas de infraestrutura, como a Ponte da Integração, para o desenvolvimento sustentável da região.