Festa Ponkan comemora boa colheita em Teresópolis
Neste final de semana, Teresópolis celebra a boa colheita de 2024 com a tradicional Festa e Encontro Técnico da Tangerina Ponkan, promovida pela Prefeitura de Teresópolis através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. O evento acontece no sábado (20) e domingo (21), a partir das 9h, no Nikkei Clube, sede da Colônia Japonesa, localizado em Pessegueiros (Estrada Rio-Bahia, km 68), no 2º Distrito. A entrada é franca.
O evento conta com a participação das secretarias de Cultura, Educação, Turismo, Esporte e Lazer, Saúde e Defesa Civil, além do apoio dos produtores de ponkan. A programação inclui palestras técnicas voltadas para os produtores rurais sobre o manejo da tangerina ponkan, barracas para exposição e venda de produtos derivados da fruta, shows e recreação infantil. Uma das principais atrações é o circuito de turismo rural chamado ‘Veredas da Ponkan’, que oferece passeios guiados, além de uma corrida com o grupo ‘Amigas que a Corrida me Deu’ e um passeio de ciclistas.
O secretário de Agricultura, Marco Aurélio Freitas, destaca a importância do evento: “A gestão do Prefeito Vinicius Claussen retomou, em 2023, a realização deste importante evento para o crescimento rural e o fortalecimento da economia do município. Além da parte técnica, com orientações para que os produtores rurais melhorem ainda mais o padrão de qualidade de sua produção, a programação oferece atividades para uma animada confraternização”.
O evento tem o apoio da Emater-Rio, Conselho Municipal de Agricultura, Sindicato Rural de Teresópolis, Cooperativa Agrícola COOPVIERA, Associação de Moradores, AMACAMP (Amigos e Produtores Rurais de Campo Limpo, Prates e Boa Vista) e da Associação Tereviva, além de empresas privadas. A segurança do evento será reforçada pela presença da Polícia Militar.
Teresópolis é uma das regiões com maior concentração de pomares de tangerina ponkan. Segundo dados da Emater Rio, a cidade conta com aproximadamente 400 hectares plantados e cerca de 120 agricultores familiares envolvidos na atividade, resultando em uma produção anual de cerca de 9 mil toneladas.