Polícia Ambiental identifica construções irregulares e queima de lixo em área de preservação em Paraty

No último sábado (14), Policiais Militares da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Juatinga estiveram em Paraty, no Sul Fluminense, onde identificaram movimentação irregular do solo e queima de lixo no bairro Jabaquara. A ação ocorreu após denúncias feitas ao Disque Denúncia Paraty (0300 253 1177) por meio do programa Linha Verde, voltado à denúncia de crimes ambientais.

A equipe da 4ª UPAm, subordinada ao Comando de Polícia Ambiental, dirigiu-se à Avenida Jabaquara para apurar a suspeita de construções irregulares em área de preservação permanente. Durante a fiscalização, os policiais constataram a construção de dois imóveis em alvenaria, além de movimentação de solo e queima de lixo no local. A responsável por uma das construções apresentou apenas um alvará de construção emitido em 2022, cuja validade já havia expirado há um ano.

Diante das irregularidades, os agentes conduziram a responsável à 167ª Delegacia de Polícia (DP), onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 60 da lei 9.605/98.