Panorama da Covid-19 da SES-RJ aponta terceira semana consecutiva de alta nos indicadores da doença

A nova edição do Panorama Covid-19, divulgada nesta terça-feira (17) pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), revela que a tendência de alta nos indicadores da doença se mantém pela terceira semana consecutiva. O relatório referente à Semana Epidemiológica (SE) 36, que abrange o período de 1º a 7 de setembro, mostra aumento no número de testes positivos, nas solicitações de leitos e nos atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A taxa de positividade dos testes RT-PCR realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen) aumentou para 11% na SE 36, comparado aos 5% registrados na SE 32. Já nos testes rápidos de antígeno, a taxa de positividade passou de 5% na SE 32 para 10% na SE 36. O boletim também aponta crescimento nos atendimentos de crianças e adultos com sintomas de síndrome gripal compatíveis com a Covid-19 nas UPAs, além de um aumento nas solicitações de leitos, que subiram de 477 pedidos na SE 32 para 595 na SE 36.

Apesar do crescimento dos indicadores precoces, como testes positivos e solicitações de leitos, a SES-RJ reforça que ainda não há impacto significativo nas taxas de ocupação de leitos hospitalares. O monitoramento constante desses indicadores é fundamental para orientar as ações de prevenção e controle da doença, como o reforço da vacinação.

O Panorama Covid-19 utiliza dados de sistemas como o Sivep-Gripe, Sistema Estadual de Regulação (SER), Sistema Próprio das UPAs e a rede Dasa de laboratórios privados. Para mais informações, o Painel de Monitoramento da Covid-19 está disponível para consulta, contendo dados sobre internações, óbitos e cobertura vacinal.