Nova unidade Firjan SENAI SESI na região dos lagos oferece mais de 700 vagas para educação e qualificação profissional

Com mais de 700 alunos já matriculados, a recém-inaugurada unidade Firjan SENAI SESI na Região dos Lagos iniciou suas atividades com 20 turmas de cursos profissionalizantes e cinco turmas de reforço escolar. A escola, que começou a funcionar no último dia 19, oferece aulas nos turnos da manhã, tarde e noite, e ainda dispõe de 280 vagas gratuitas para cursos de qualificação profissional. As inscrições estão abertas diretamente na unidade, localizada na Rodovia RJ 140, Lt 2, quadra A – Nova São Pedro, e o atendimento ocorre das 8h às 19h.

Atualmente, 441 alunos estão matriculados em cursos como Eletricista de Obras, Confeiteiro, Operador de Computador, Mecânico de Climatização e Refrigeração, Pizzaiolo, entre outros. Além disso, 128 estudantes participam das turmas de reforço escolar para o ensino básico.

Segundo Milena Cariello, gerente de operações da unidade, o objetivo é fortalecer a economia local por meio da capacitação. “Transformar o ambiente de negócio com capacitação profissional e educação básica será um grande incentivo para o crescimento industrial da Região dos Lagos”, afirmou.

Um dos alunos, Cleber Silva de Andrade, um fuzileiro naval aposentado de 51 anos, destacou a importância da escola para sua nova jornada profissional. Atualmente cursando Pizzaiolo, Cleber planeja expandir seus conhecimentos com cursos de Mecânica de Motocicletas e Refrigeração. “Quero uma nova colocação no mercado de trabalho. Ter a escola aqui na minha cidade está sendo uma grande oportunidade”, afirmou.

Ainda este ano, a unidade oferecerá cursos em áreas como Tecnologia da Informação, Eletroeletrônica, Energias Renováveis, Gestão e Construção Civil. Para a educação básica, há vagas em Robótica, Matemática, Português e Redação para o Enem.

Kelly Araújo, coordenadora de Educação Profissional, destacou o impacto da iniciativa: “A Firjan SENAI SESI promove o desenvolvimento local ao capacitar profissionais alinhados às demandas do mercado, fortalecendo a competitividade regional e gerando novas oportunidades para o crescimento econômico.”