Energia elétrica fica mais cara com bandeira vermelha patamar 2 

Desde a última terça-feira (1º), a conta de energia elétrica ficou mais cara devido ao acionamento da bandeira vermelha patamar 2, o nível tarifário mais elevado do sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com essa medida, o valor para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos subirá de R$ 4,463 para R$ 7,877.

A decisão foi anunciada na última sexta-feira (27) e se deve ao risco hidrológico causado pelo baixo nível dos reservatórios, além do aumento dos custos de produção de energia, especialmente em relação à energia gerada e não contratada. O sistema de bandeiras tarifárias tem como objetivo refletir os custos de geração de energia e promover mais transparência para os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN).

A bandeira vermelha patamar 1 já estava em vigor desde setembro, após um período de meses em que a bandeira verde patamar 1, a mais barata, prevaleceu. O sistema, implantado em 2015, tem o objetivo de informar os consumidores sobre os custos reais da geração de energia e incentivá-los a adaptar seus hábitos de consumo, permitindo maior controle sobre os gastos com eletricidade.

Com a ativação da bandeira vermelha patamar 2, os consumidores devem estar ainda mais atentos ao uso consciente de energia para evitar surpresas na fatura.