Nova Friburgo em foco no Seminário Internacional de Sustentabilidade, na Grécia

Em um momento de grande importância para o Poder Legislativo brasileiro, o vereador Professor Pierre representa Nova Friburgo na Cúpula de Sustentabilidade por meio da Ciência e Tecnologia, que começou no domingo e vai até quinta-feira na encantadora ilha de Creta, Grécia. Convidado para ser um dos palestrantes do prestigiado evento, Pierre leva consigo não apenas o nome da Câmara Municipal, mas também uma mensagem de esperança e inovação a diversos países e líderes globais.

Um evento de reconhecimento internacional

O seminário destaca-se por reunir agentes públicos e privados, acadêmicos e líderes de várias áreas, incluindo dez ganhadores do Prêmio Nobel, que se reúnem para discutir e compartilhar inovações e soluções para os desafios da sustentabilidade. Entre médicos, engenheiros, economistas e outros profissionais renomados, a presença de Pierre como o único brasileiro convidado para palestrar sublinha a relevância de sua contribuição na área de legislação ambiental.

Em sua palestra, marcada para esta terça-feira, 22 de outubro, o vereador irá abordar as diretrizes de sustentabilidade incorporadas na nova Lei Orgânica Municipal de Nova Friburgo e na pioneira Lei Complementar n.º 167/2024, considerada a primeira no mundo a adotar um método científico como base para o planejamento e desenvolvimento sustentável.

Legislação pioneira

A legislação proposta por Pierre foi aprovada pela Câmara Municipal e é um exemplo de como Nova Friburgo está na vanguarda do desenvolvimento sustentável. O método Flogen, que norteia essas leis, é fundamentado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que promovem a intersecção entre proteção ambiental, progresso social e crescimento econômico. Com esses pilares, a cidade busca não apenas a preservação do meio ambiente, mas também a promoção do bem-estar da sua população.

“A repercussão internacional, já inicialmente constante de mais de 250 canais de imprensa nos EUA e no Canadá, em face de Nova Friburgo, é um sinal do reconhecimento da nossa cidade como um modelo global em sustentabilidade”, afirmou Pierre, ressaltando que o evento transforma a imagem até então vinculada à tragédia, por conta das catástrofes naturais ocorridas, em um ícone de superação e exemplo de boas práticas.

Impacto e expectativas

A participação do vereador Professor Pierre no seminário não só reforça a importância de Nova Friburgo na discussão global sobre sustentabilidade, mas também almeja uma troca de experiências enriquecedora entre os participantes. Ao trazer para o debate as peculiaridades e os desafios enfrentados pelo município, ele espera contribuir para um entendimento mais amplo sobre como legislações locais podem impactar a saúde do planeta.

“Estamos aqui para mostrar que é possível, sim, alavancar a sustentabilidade a partir de iniciativas locais, e que essas iniciativas podem ter ressonância mundial. Espero que o conhecimento e as experiências compartilhadas aqui inspirem ações em outros lugares”, destacou.

A presença do vereador Professor Pierre na Cúpula de Sustentabilidade em Creta é um marco significativo para Nova Friburgo, colocando a cidade no mapa das discussões sobre práticas sustentáveis no mundo. Essa iniciativa pode abrir portas para parcerias internacionais e assegurar que a luta por um futuro mais sustentável continue a ser uma prioridade não apenas local, mas também global.

O evento segue, atraindo a atenção de importantes veículos de imprensa e instituições, que agora olham para Nova Friburgo não apenas como um lugar que superou tragédias, mas como uma cidade que está na vanguarda da construção de um futuro mais sustentável.