Unita cobra celeridade nas obras da nova pista de subida da BR-040
A Unita (Unidos por Itaipava), associação que representa empresários e moradores da região, demonstrou preocupação com os prazos para a conclusão das obras da nova pista de subida da serra, que conectará o trecho da BR-040 à Estrada União e Indústria. Após a aprovação do processo licitatório pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério dos Transportes prevê o lançamento do edital ainda no primeiro semestre de 2025, com início das obras apenas em 2028 e conclusão estimada para 2030.
A entidade alerta que a demora na execução das obras prejudica não apenas a mobilidade local, mas também a economia do distrito de Itaipava, responsável por cerca de 30% do PIB de Petrópolis. Para o presidente da Unita, Alexandre Plantz, o impacto direto ocorre nas conexões entre a BR-040 e a Estrada União e Indústria, que já enfrentam congestionamentos frequentes. “Essas rotas são cruciais para o cotidiano de Itaipava, que depende de um trânsito funcional para sustentar suas atividades econômicas e turísticas”, afirmou.
Obras estratégicas para a região
A BR-040 é um eixo estratégico para o transporte de cargas e passageiros no estado do Rio de Janeiro. O edital de concessão prevê um investimento de R$ 4,9 bilhões ao longo de 30 anos, contemplando duplicações, construção de túneis e melhorias estruturais. Entretanto, a Unita aponta que os prazos extensos do cronograma não atendem às necessidades urgentes da região.
De acordo com o cronograma divulgado:
- Lote 1: Duplicação entre o pedágio de Xerém e a interseção do Belvedere (2028-2030).
- Lote 2: Construção de um túnel de 4,6 km e duplicação até sua entrada (2029-2030).
- Lotes 3 e 4: Novos túneis (350 m e 270 m) e faixas adicionais entre Bingen e Duarte da Silveira (2030-2031).
Para o secretário da Unita, Fabrício Santos, a lentidão do processo impacta severamente a logística e o turismo em Itaipava, perpetuando gargalos existentes. “A BR-040 precisa de acessos funcionais e seguros à Estrada União e Indústria. Sem isso, enfrentamos não apenas problemas de mobilidade, mas também um entrave ao desenvolvimento econômico da região”.
Mobilização para acelerar o processo
A Unita defende maior articulação entre empresários, sociedade civil e o poder público para acelerar a execução das obras e priorizar intervenções que possam aliviar o trânsito urbano enquanto o projeto principal não avança. “Estamos empenhados em garantir que as melhorias na BR-040 e suas conexões aconteçam o quanto antes. Precisamos de diálogo mais eficaz entre a ANTT e o DNIT para atender às demandas locais”, destacou Plantz.
A entidade acredita que a pressão de movimentos empresariais e da população pode contribuir para antecipar etapas críticas do projeto, como a construção de vias marginais e novas pontes, reduzindo os transtornos até a conclusão das obras.
Com prazos ainda distantes, a expectativa é que a mobilização da Unita e de outros agentes ajude a destravar os entraves burocráticos e garanta melhorias mais ágeis na infraestrutura da região.