Guardas Municipais fazem curso de preparação para o Grupamento de Apoio Operacional
Um grupo de Guardas Municipais de Macaé concluiu, no último final de semana, o curso de preparação para o Grupamento de Apoio Operacional (GAOp). A oitava turma formada para realizar o curso começou com 30 alunos. Deste total, 12 se formaram após sete dias de treinamentos intensos e palestras.
O curso foi ministrado na sede local da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro). Foram repassados conteúdos de 18 matérias, além da execução de exercícios práticos e técnicas para qualificação e preparo dos agentes a serviço da segurança pública.
Para ingressar no GAOp o agente tem que ser Guarda Municipal aprovado em concurso público, ter dois anos de experiência na função e passar pelo treinamento específico. Após o curso, que é obrigatório, os selecionados ainda passam por uma rigorosa avaliação feita por integrantes do próprio GAOp antes de fazerem parte do Grupamento.
“O curso do GAOp é um dos treinamentos mais exigentes, levando o aluno a estar apto e preparado para atuar em qualquer situação no cotidiano da função de segurança pública e em qualquer ambiente que o município apresenta”, explicou o Coordenador do Centro de Treinamento Tático Operacional (CTTO), João Henrique dos Santos Ribeiro.
O CTTO, atualmente, é uma referência em treinamento para Guardas Municipais não só de Macaé, mas de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. “Vários locais já enviaram Guardas para cá. Este ano tivemos, treinando conosco, agentes do Amazonas, Espírito Santo e São Paulo”, enumerou Ribeiro.
O secretário de Ordem Pública, Alan Oliveira, falou sobre a relevância do curso. ”A recapacitação dos agentes de segurança é importantíssima para a função que eles exercem nas ruas. Pois o dia a dia deles no cumprimento da função é difícil e requer um preparo intenso e árduo. Por isso eu acredito muito que o curso do gaop é fundamental para todo agente de segurança pública”, disse.
Fotos: Thiago Gadelha