Niterói e Rio de Janeiro reforçam candidatura ao Pan-Americano de 2031

Nesta terça-feira (14), mais um passo foi dado na candidatura conjunta de Niterói e Rio de Janeiro para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. Em uma videoconferência, os prefeitos Rodrigo Neves, de Niterói, e Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, reuniram-se com uma comissão de atletas para apresentar detalhes da proposta que será submetida ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). O encontro destacou o potencial dos equipamentos esportivos existentes nas duas cidades e o impacto do legado que os jogos trarão.

Rodrigo Neves enfatizou a importância da participação dos atletas na construção da proposta.

“Acreditamos que ouvindo as pessoas temos mais chances de acertar, e por isso é fundamental ouvirmos os atletas. Nosso projeto não requer grandes obras, pois já temos 90% das estruturas necessárias em funcionamento. Vamos apostar em estruturas móveis para garantir competições mais sustentáveis. Com o alinhamento entre as três esferas de governo e o apoio dos atletas, estamos preparados para realizar a melhor edição dos Jogos Pan-Americanos”, afirmou Neves.

A vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, que coordena a campanha, destacou os benefícios sociais dos jogos.

“Acreditamos no esporte como uma ferramenta fundamental para transformar a sociedade. Além do impacto na infraestrutura e mobilidade da cidade, apostamos no impacto social que os Jogos trarão”, ressaltou Swan.

A candidatura de Niterói e Rio foi oficializada em dezembro, com a entrega da carta de intenções ao COB. O documento foi recebido pelo presidente do COB, Paulo Wanderley, em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades olímpicas e atletas do Time Brasil.

A videoconferência desta terça-feira (14) também contou com a participação do vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere; do secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, Felipe Peixoto; da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Niterói, Juliana Benício; do secretário de Esporte do Rio, Guilherme Schleder; e do subsecretário de Esporte e Lazer de Niterói, Rubens Goulart.