Roubo de carga no Rio gera prejuízo de R$ 325 milhões em 2024, aponta Firjan

O estudo “Panorama do roubo de carga no Rio de Janeiro”, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), revelou que, em 2024, o estado fluminense registrou 3.438 ocorrências desse tipo de crime, totalizando um prejuízo direto de aproximadamente R$ 325 milhões. O levantamento aponta um aumento das ocorrências após seis anos consecutivos de queda.

Além das perdas diretas, as empresas também enfrentam custos adicionais com segurança privada e seguros, impactando o ambiente de negócios. Segundo pesquisa da Firjan, dois em cada três empresários consideram que a segurança influencia suas decisões de investimento. “As ações integradas das forças de segurança precisam ser intensificadas para o combate ao roubo de carga. Além disso, os municípios devem adotar medidas contra o mercado ilegal de produtos. Essas ações conjuntas são fundamentais para o desenvolvimento econômico das cidades e do estado”, afirma Isaque Ouverney, gerente de Infraestrutura da Firjan.

O estudo revela ainda que 99% dos roubos de carga no estado ocorreram na Região Metropolitana do Rio. Oito Circunscrições Integradas de Segurança Pública (CISPs), situadas próximas a portos, aeroportos, rodovias e áreas industriais, concentram 52,5% das ocorrências.

Diante desse cenário, a Firjan reforça a necessidade de ações estratégicas para conter a criminalidade e garantir um ambiente mais seguro para o setor produtivo.