Casa de Santos Dumont recebe mais de 900 visitantes no Dia Internacional dos Museus

Mais de 900 pessoas passaram pela Casa de Santos Dumont, em Petrópolis, no último domingo (18), durante a programação especial do Dia Internacional dos Museus. A ação integrou as atividades da 23ª Semana Nacional dos Museus, promovendo o acesso gratuito ao espaço para moradores da cidade e reforçando a importância dos museus como ambientes de troca cultural, educação e valorização do patrimônio histórico.

A programação contou com visitas guiadas, palestras e eventos na Casa de Santos Dumont e na Casa do Colono, proporcionando à população uma oportunidade de aprofundar o vínculo com a memória e a identidade locais.

Para Adenilson Honorato, presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC), a proposta é incentivar a apropriação dos espaços culturais pela comunidade. “Defendemos que esses espaços sejam ocupados e valorizados pelos moradores. A gratuidade para os petropolitanos é um estímulo à participação e à preservação da nossa história”, destacou.

A Casa de Santos Dumont, também conhecida como “Encantada”, já recebeu mais de 40 mil visitantes somente em 2024, e ultrapassa 145 mil visitas no total do ano. Construída em 1918, a residência é famosa por suas soluções arquitetônicas únicas, como a escada em zigue-zague que só permite subir com o pé direito e o observatório no topo da casa.

Com três andares e um acervo que celebra a trajetória do inventor brasileiro, o espaço segue sendo um dos principais pontos turísticos e culturais de Petrópolis, despertando o interesse de estudantes, pesquisadores e visitantes de todas as idades.