Começa retirada de cabos irregulares das vias públicas
O prefeito Welberth Rezende esteve no local e falou sobre a importância do ordenamento.
De acordo com o procurador geral, Fabiano Paschoal, as ações começaram com as reuniões entre todas as concessionárias. Segundo ele, foi dado um prazo de 60 dias para regularizar a fiação em excesso.
“Diversas empresas não cumpriram a solicitação, por isso, solicitamos à Agência Nacional de Energia Elétrica (Anaeel) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que tomassem as devidas providências em Macaé, sob pena da Prefeitura ir à Justiça. Os órgãos reguladores solicitaram o cumprimento da lei à Enel e, após isso, a empresa apresentou um cronograma”, destacou o procurador.
O cronograma da Enel prevê a regularização do cabeamento nas seguintes ruas: Avenida Aluísio da Silva Gomes (1 a 8/11); Rua Castro Alves (9/11); Avenida Humberto Queiroz Matoso (10 a 14/11); Avenida Prefeito Aristeu Ferreira da Silva (15 a 23/11); Rua Alcides Rafael (24 a 25/11); Rua Governador Roberto Silveira (28/11 a 1º/12); Avenida Otoniel Gomes Tavares (2 a 7/12); Avenida Rui Barbosa (8 a 23/12); Rua Tupinambás (26 a 27/12).
As ações de cumprimento do cronograma para regularizar o cabeamento no município serão fiscalizadas pelas Secretarias de Fazenda e Ordem Pública. Além disso, a Secretaria de Mobilidade Urbana irá dar apoio no trânsito.
Lei – A Lei 4.390/2017 dispõe sobre o ordenamento dos cabeamentos das vias aéreas do município, obrigando as concessionárias, empresas estatais, e prestadoras de serviço que operam com cabeamento na cidade a ordenar e otimizar a ocupação das vias aéreas preservando a paisagem urbana e segurança ambiental. A aplicação da legislação se dá na rede elétrica, em cabos telefônicos, de TV a cabo e Internet. O não cumprimento da lei sujeitará o infrator à advertência e até multa.
—