Poliomielite: campanha de vacinação segue em novembro

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra a Poliomielite, a Prefeitura de Macaé estendeu a campanha de imunização para todo o mês de novembro. Em Macaé, a Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina nas unidades de Estratégia Saúde da Família, sala de vacina do Pronto Socorro, do bairro Aeroporto, Unidades Básicas de Saúde dos bairros, Barramares e Morro de Santana e na Casa da Vacina.

A vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) é a única forma de prevenção da doença, que é contagiosa e causada por vírus que pode infectar crianças e adultos. Em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

“É muito importante que os responsáveis tragam seus filhos para vacinar. A pólio pode causar paralisia infantil. As crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose extra, desde que já tenham recebido as três doses de Vacina contra a Poliomielite do esquema básico”, explicou a gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales.

Para garantir as doses contra a poliomielite, e também para outras vacinas previstas no Calendário de Vacinação do Ministério da Saúde, os pais devem apresentar a Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes, além do documento de identificação.

 

Foto: Bruno Campos / Arquivo