Segundo dia do IV Seminário Angra em Ação
Iniciativa que avalia a rede pública municipal de ensino contou com pedagogos e auxiliares de direção em seu último dia
Aconteceu nesta sexta-feira, mais uma manhã para o exercício da reflexão dos resultados obtidos pela rede pública municipal de ensino. Organizado pela Secretaria de Educação, no auditório da Universidade Estácio de Sá, o IV Seminário Angra em Ação teve como convidados, para o seu último dia, pedagogos e auxiliares de direção da rede. A ação faz parte do Avaliar, o Sistema de Avaliação da Rede Pública Municipal de Ensino.
” Precisamos sempre deste momento de reflexão para avaliar nossas práticas pedagógicas e nossas relações interpessoais. Somos responsáveis por este resultado, que é reflexo do nosso trabalho. Devemos buscar as melhores práticas para serem replicadas”, frisou Paulo Fortunato, secretário de Educação, Juventude e Inovação.
O encontro com o corpo gestor da secretaria serviu de debate para ações pedagógicas, planejamento de gestão, análise de dados e apropriação de resultados no ano de 2022, como a nota no IDEB 2021, o maior índice municipal já alcançado para anos iniciais e finais desde o início da série histórica, fruto de grande mobilização da rede com os alunos. Os resultados da avaliação permitem uma maior análise sobre o processo cognitivo de cada aluno e um planejamento mais adequado para a consolidação da aprendizagem.
” O sistema de avaliação da rede, implementado neste último semestre, é extremamente importante, pois possibilita um diagnóstico sobre o conteúdo que os educandos estão desenvolvendo em nível de conhecimento e habilidade. Isso serve para nortear as práticas que iremos implementar no chão das escolas a fim de melhorar os resultados dos alunos”, destacou Eliane Barreiros, auxiliar de direção na Escola Municipal Prefeito José Luiz Ribeiro Reseck.
Além da apresentação dos indicadores sobre o índice educacional municipal, o encontro contou com a divulgação de diversas ações avaliativas realizadas em 2022.A partir dos mapeamentos, monitoramentos, evidências, diagnósticos, orientações e tomadas de decisão, as devolutivas apresentadas à rede podem apresentar importantes medidas a serem implementadas.
” A Secretaria de Educação foi muito assertiva ao adotar esse novo sistema de avaliação dentro do município. Ele é um redimensionador do nosso trabalho. É importante que consigamos verificar o desenvolvimento do trabalho dos pedagogos municipais. É uma estratégia que permite que identifiquemos os verdadeiros problemas a partir de ações muito detalhadas. Precisamos identificar dentro de cada unidade escolar os alunos que precisam melhorar em suas habilidades mais deficitárias”, complementou Rodrigo Jannotti, pedagogo na Escola Municipal Maria Theresa do Nascimento Garcia.