Governo do Estado promove serviços e ações de inovação e tecnologia na segunda edição da Rio Innovation Week
Rio será a capital do mercado de inovações e tecnologia da América Latina durante o maior evento do segmento, que será realizado de terça a sexta-feira
O Estado do Rio de Janeiro sedia a segunda Rio Innovation Week, o mais completo evento de tecnologia, inovação e negócios da América Latina. De terça a sexta-feira, diversas secretarias do Governo do Estado estarão participando do evento apresentando serviços, conhecimento e soluções tecnológicas e inovadoras. Apoiadoras institucionais, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio vão reunir alguns dos principais nomes do mercado de inovação no Turistech Zone – O Turismo do Futuro, arena dedicada às ações do setor promovida pela Secretaria de Turismo.
“O Rio tem uma vocação para lançar novas ideias, é um estado que está sempre na vanguarda das mudanças. Sediar um evento deste porte, que reúne os maiores nomes do mercado de inovação e tecnologia, transforma o estado na capital deste segmento. Espero que o evento e o Estado inspirem grandes negócios e a troca de conhecimento”, avalia o governador Cláudio Castro.
O Turistech Zone contará com diversas atividades, entre palestras, capacitações, rodadas de negócios e ativações com destaque para a transmissão exclusiva da palestra “Os Segredos da Disney”, do vice-presidente da Walt Disney World, Dan Cockerell. A apresentação acontecrá no dia 08, às 16h30. O espaço tem 4 mil metros quadrados, o dobro da edição anterior, e também receberá startups, expositores, apresentações de cases de sucesso e mais de 50 palestras.
O foco é fomentar o setor conectando as áreas e profissionais de turismo e inovação, estimulando o investimento em startups que podem apoiar e acelerar a transformação digital desse mercado. Para acelerar a transformação digital, o Turistech Zone vai contar com ampla programação com temas importantes como turismo espacial, turismo virtual e nomadismo digital, entre outros.
Na área do Turistech, Setur-RJ e TurisRio também terão estandes próprios (50m² cada um), na parte externa e interna, respectivamente, do espaço. Lá, serão divulgados os destinos das 12 regiões turísticas, que compõem o estado, área instagramável, além da ativação em vídeo em VR 360°, realizada em parceria com a Fecomércio-RJ, apresentando os principais atrativos do estado. Para o Secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves, esta é a fórmula para atrair o público do Rio Innovation Week para o Turistech Zone.
“Nosso espaço foi criado sob medida para o Rio Innovation Week e para a necessidade de inovação do setor. Seguimos com incentivo ao crescimento do ecossistema Turistech, para acelerar a transformação digital do segmento, destinando área para palestras, startups, debates, cases e muito mais, além dos nossos estandes de promoção dos destinos do Estado”, ressaltou Neves.
“A palestra do Dan Cockerell apresentada com exclusividade em nosso espaço, tenho certeza, vai contribuir muito com os que assistirem, porque a Disney, como um centro de entretenimento de excelência, ensina muita coisa ao mundo organizacional, principalmente em relação ao turismo”, acrescentou o secretário.
*Retorno dos grandes eventos para o Estado*
A segunda edição do Rio Innovation Week ratifica a vocação e o protagonismo do Rio como sede de grandes eventos. Além disso, demonstra como Turismo, Cultura e Tecnologia são fundamentais para a retomada da economia fluminense. Capital e interior, após a redução das restrições impostas pela pandemia, também comemoram a volta de grandes ações, atraindo milhares de turistas novamente.
A lista é grande, começando pelo Carnaval (em dois momentos), os jogos no Maracanã, Torneio Internacional de Beach Tênis, Rio Boat Show, Stock Car, Festival de Cinema de Vassouras, Rock in Rio e a temporada de cruzeiros 2022-2023, a maior dos últimos dez anos. A meta da Secretaria de Turismo é consolidar o estado como o melhor destino turístico do país.
*Sobre o Rio Innovation Week*
O Rio Innovation Week é um HUB de projetos que pensam no futuro como presente, que desenvolvem, capacitam, surpreendem e empreendem. Um movimento que reúne negócios, networking, branding, educação e soluções para alcançar resultados que preparam os participantes para o futuro e para os impactos da tecnologia na transformação dos negócios, dos esportes e da sociedade.
Serão 50.000m² de evento, com 27 conferências, mais de 700 palestrantes convidados, 2.000 startups e incubadoras fomentando negócios, mais de 250 expositores apresentando inovações e soluções para os setores.