Começa nesta quarta-feira a renovação de matrícula na rede municipal de ensino para o ano letivo 2023 em Angra dos Reis

Responsáveis por estudantes da rede terão até o dia 30 de novembro para renovar a vaga escolar de seu filho ou garantir seu remanejamento interno

 

A partir desta quarta-feira, pais, mães e responsáveis de alunos da rede municipal de ensino devem dar início ao processo de renovação de para o ano letivo de 2023. Ao garantir a renovação de matrícula, o estudante permanecerá com a vaga na escola em que estuda.

– É necessário que o responsável legal entre em contato com a escola em que seu filho esteja matriculado para se informar sobre o horário de atendimento para a renovação de matrícula. É importante levar consigo documento de identificação e o CPF do estudante, caso ainda não tenha encaminhado à escola – frisou Paulo Fortunato, secretário de Educação, Juventude e Inovação.

REMANEJAMENTO INTERNO

Em paralelo ao processo de renovação de matrícula, haverá o remanejamento interno em algumas escolas. Esse mecanismo consiste no remanejamento do estudante para uma nova escola, próxima à de origem, que possua os anos de escolaridade para a continuidade de seus estudos.

Para esta ação, a equipe gestora da escola agendará uma reunião para que os responsáveis formalizem a autorização do encaminhamento de seu filho para uma nova escola.

– Esse momento é importante também para que o responsável atualize suas informações na escola, como endereço residencial e número de telefone. Vale salientar que a não renovação da matrícula ocasionará na perda da vaga escolar do estudante – explicou Paulo Fortunato.

INSCRIÇÕES NA PRÉ-MATRÍCULA

 

Os responsáveis que preferirem que seu filho inicie o ano letivo de 2023 em outra escola, deverão garantir uma nova vaga para ele no processo de pré-matrícula online, que começará dia 1º de dezembro de 2022 e irá até 1º de janeiro de 2023. O responsável legal deverá indicar três opções de escolas no site que será disponibilizado. O sistema classificará os estudantes de acordo com o número de vagas disponíveis e os critérios definidos na resolução de pré-matrícula.

Após a realização da pré-matrícula, o responsável precisará retornar à escola para efetivar a matrícula de seu filho, ou garantir seu remanejamento interno, em janeiro de 2023.

– Estamos fazendo uma campanha para que todos os responsáveis tirem o documento de CPF de seus filhos. Dessa forma, teremos mais facilidade de vincular o registro dos estudantes ao nosso sistema, o que irá facilitar o programa Cartão Educação em 2023. O CPF pode ser emitido de forma online. As próprias escolas têm orientado os responsáveis sobre como fazer a inscrição do CPF – complementou Paulo Fortunato.

Para mais informações, a Secretaria de Educação, Juventude e Inovação orienta que os responsáveis entrem em contato com a escola em que seu filho está matriculado.