Educação: Prova Macaé é aplicada
Com questões de Língua Portuguesa e Matemática, nesta terça-feira (22), a Prova Macaé movimentou os espaços escolares. Entre as unidades esteve o Colégio Municipal Eraldo Mussi. A estudante Isabelle Vitória Martins da Silva elogiou a avaliação. “Gostei muito. Achei a prova muito boa”, contou a aluna do 5º ano. A professora Jesse Alves também considerou a prova muito proveitosa.
“Através de provas como estas que temos uma visão mais ampla dos conhecimentos”, ressaltou. Uma média de 450 alunos da Eraldo Mussi participam da avaliação até esta quarta-feira (23). Para as diretoras Adelina Ribeiro (geral) e Ana Moulin (adjunta) a prova é de suma importância. “vamos saber como está a aprendizagem geral de nossa escola, através da avaliação da Secretaria de Educação”, pontuam.
Organizada pela equipe da Superintendência de Ensino Fundamental – anos iniciais, a Prova Macaé tem como objetivos: realizar diagnóstico final da aprendizagem dos estudantes; avaliar o nível de alfabetização e letramento dos alunos ao término do ano letivo de 2022; possibilitar que a superintendência e cada unidade escolar analise seus dados para aperfeiçoar os planejamentos e execução de práticas pedagógicas para 2023; e oferecer subsídios para a formação de políticas de Alfabetização e Letramento.
De acordo com a Superintendente de Ensino Fundamental- anos iniciais, Eliane Salgado, esta avaliação é indispensável para análise dos conhecimentos dos alunos após um ano letivo de intenso trabalho pedagógico realizado pelas equipes das unidades escolares. “O foco é a recuperação da aprendizagem dos estudantes”, salienta.
A correção da folha de respostas será efetuada pelos próprios professores, usando o guia de correção. O consolidado deverá ser enviado para a Superintendência de Ensino Fundamental- anos iniciais, que irá realizar o levantamento de cada escola municipal e de toda rede municipal de ensino.