Hand Talk: inclusão nos sites da Prefeitura de Angra 

Nova ferramenta já disponível atua como tradutor virtual que torna os sites do governo municipal acessíveis em Libras e audiodescrição

 

Em mais uma iniciativa para incluir toda a população da cidade nas ações e decisões da Prefeitura de Angra, foi lançada nesta terça-feira, a ferramenta Hand Talk, software que permite traduzir em libras e em audiodescrição os textos publicados no site principal da Prefeitura de Angra e também nos subdomínios do governo municipal.

 

A ferramenta foi adquirida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Assistência Social, e usa um avatar digital interpretado pela personagem Maya. O lançamento da iniciativa aconteceu numa cerimônia no auditório da Defesa Civil, no São Bento, contando com autoridades e organizações ligadas à questão da inclusão no município, já que o Hand Talk será usado para facilitar a comunicação com deficiente auditivos e visuais.

 

– Trabalhamos com uma política forte de acessibilidade e inclusão social no governo municipal. A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Coordenação da Pessoa com Deficiência, mais do que nunca vem caminhando para fortalecer e também fomentar cada vez mais as políticas públicas para esse público – explica o secretário de Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Eduardo Sampaio.

 

Ao tornar os sites da Prefeitura de Angra mais acessíveis, o governo municipal atende a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), nº 13.146, sobre a obrigatoriedade da acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no país ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, o que garante acesso às informações disponíveis.

 

“É de suma importância o Hand Talk. Temos o apoio da Central de Intérpretes, mas nunca tivemos esse tipo de acessibilidade. Antes, quando usávamos o site, não conseguíamos entender. Agora, com essa ferramenta, vamos conseguir acompanhar porque estará traduzido na nossa língua. Fiquei muito emocionando em estar visualizando isso pela primeira vez “, declara o vice-presidente Associação de Surdos do Município de Angra dos Reis (ASMAR), Aécio Ramalho, de 37 anos, morador da Monsuaba e, ele mesmo, deficiente auditivo.

 

Tanto o botão “leitor de site” – audiodescrição – quanto o “acessível em libras” estão localizados no lado direito dos sites do governo municipal – incluindo o site principal da Prefeitura de Angra, www.angra.rj.gov.br.

 

 

Fotos: https://flic.kr/s/aHBqjAgiQh