Ação social no CRAS São Pedro, lembrou o “Novembro Azul” – o Mês de Conscientização Sobre a Saúde do Homem
O evento contou com palestra, vídeo informativo, barbeiro e esteticista
Novembro é oficialmente o Mês de Conscientização Sobre a Saúde do Homem, o “Novembro Azul”, com foco especialmente no diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer de próstata. Mas os homens que estiveram presentes no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no bairro São Pedro, em Teresópolis, na tarde de terça-feira, vestiram também as cores da solidariedade, da empatia e da Ciência, ao ouvirem atentamente à palestra-conversa da assistente social Julieth Leite Silvestre sobre a prevenção e o combate a um dos cânceres que mais matam a população masculina mundial e ainda é objeto de preconceito e resistência.
Para entender a gravidade do problema, em 2019, por exemplo, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata, no Brasil, segundo o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), com cerca de 15 mil mortes anuais, o que dá 42 duas mortes por dia! Além disso, 3 milhões de homens tiveram que conviver com a doença naquele ano.
No evento, um vídeo explicativo, “Câncer de Próstata”, do Dr. Dráuzio Varella, foi exibido. Também foram oferecidos corte de cabelo, com o barbeiro e policial militar Charles Silvestre, e atendimento estético, com a esteticista Carmem Aguiar. “Estes profissionais foram muito bacanas, foram solidários ao oferecer suas habilidades para atender ao pessoal. Muito obrigada a eles”, reconheceu Lívia Fermiane, coordenadora do CRAS São Pedro.
—