Ouvindo as vozes e dando vez às crianças e adolescentes de Macuco
Uma tarde promovendo avaliações e debatendo propostas consistentes que possibilitem a garantia da qualidade de vida de quem conduzirá os rumos do município num futuro próximo. Essa foi a meta das dezenas de pessoas que compareceram à Câmara de Vereadores recentemente, quando foi realizada a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macuco.
Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o encontro recebeu conselheiros tutelares, dirigentes, sociedade civil e o mais importante: crianças e adolescentes, representados por alunos de escolas das redes Municipal, Estadual e Particular de Macuco. Dentre as autoridades estavam a prefeita Michelle Bianchini; o secretário de Governo João Vitor Pontes; a secretária de Desenvolvimento Social Cláudia Bonan; a presidente do CMDCA Leila Brito; o vereador Marcelo Mansur; a secretária de Trabalho Margareth Anselmo; e o secretário de Esporte Hugo Carvalho.
Apresentações socioculturais com jovens do município abrilhantaram o início da sessão, antecedendo o pronunciamento das autoridades, a palestra com a psicopedagoga, Margareth Anselmo e a formação dos grupos temáticos. A secretária de Desenvolvimento Social Cláudia Bonan enfatizou a integração das escolas, enquanto o secretário de Governo João Vitor disse que crianças e adolescentes são detentores dos direitos resguardados pela constituição. Já a representante do CMDCA Leila Silva falou sobre proteger e respeitar as diversidades. Por fim, a prefeita Michelle Bianchini comentou que essa troca de ideias vai colher o que é preciso na formação deles.
Em tempos de pandemia, o encontro sugeriu orientações de aprimoramento das ações visando fortalecer os direitos de crianças e adolescentes, debatendo como tema central a ‘Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Tempo de Pandemia da COVID-19: Violação e Vulnerabilidades, Ações Necessárias para Reparação e Garantia de Políticas de Proteção Integral, com Respeito à Diversidade’. No encontro foram escolhidos os delegados de Macuco para a Conferência Estadual.
Foto: divulgação