Encontro das Bacias Hidrográficas em Vassouras reúne pesquisadores de diversas localidades

O X Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB), chegou ao terceiro dia com 14 homenageados e 51 trabalhos aprovados para avaliação técnica. Realizado no Centro de Convenções General Sombra e na Universidade de Vassouras, o evento conta com cerca de 400 participantes, de diversas localidades, e consolida a Região do Médio Paraíba, como principal articuladora para debates sobre recursos hídricos.

Com o tema “Rios em Nossas Vidas: O Desafio de Regular – A mobilização, comunicação e educação para regulação das águas”, o ECOB busca o aperfeiçoamento dos Sistemas Estadual e Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e, consequentemente, a melhoria da qualidade e o aumento da quantidade de água.

Promovido pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura e Universidade de Vassouras, o X ECOB, segue com debates a cerca dos recursos hídricos, gestão das águas, enfrentamento aos problemas decorrentes das fortes chuvas e enchentes, que somente esta semana, provocaram estragos em diversas cidades do Sul do Estado do Rio de Janeiro, além da implantação do saneamento básico

O coordenador-geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, José Arimathéa Oliveira, reforçou que a realização do evento em Vassouras, consolida o Médio Paraíba como o centro da discussão sobre recursos hídricos, com a participação de autoridades federais, estaduais, municipais, além de representantes da sociedade civil.

“Este está sendo mais um grande encontro para debates sobre água, fortalecendo os mecanismos de gestão no Estado do Rio de Janeiro, como um todo”, completou.

A vice-prefeita de Vassouras e anfitriã do evento, Rosi Silva, também falou sobre a importância do município sediar o X ECOB. Rosi ressaltou que a escolha da cidade para a realização do evento tem reflexos tanto na economia, quanto no turismo, além é claro, de promover o debate sobre os recursos hídricos.

“Além de participarmos ativamente na preservação do meio ambiente e do futuro das nossas bacias hidrográficas, ter todo esse público em circulação na cidade, reforça nossa economia e nos projeta para todo o país”, ressaltou a vice-prefeita.

 

Foto: divulgação