Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras comemora oito anos
Nesta sexta-feira, o Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras (Cedro) comemora oito anos. Plantios de 250 mudas realizados em duas localidades diferentes fazem parte das celebrações de aniversário.
O primeiro plantio acontece neste dia, às 8 horas. O ponto de encontro acontecerá na Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, na Rua Bangu 1.516, em Parque Zabulão. Será realizada uma caminhada pela Rua Sant’ana em direção à Ilha 2, onde serão plantadas 150 mudas de mangue em uma área de recuperação, com a participação de 70 crianças do grupo Desbravadores em Cristo da Igreja Adventista.
Já o segundo plantio ocorre às 14 horas no condomínio Maria Turri, em uma área pública onde existe um lago com nascente. Serão plantadas 100 mudas de árvores nativas por intermédio do NUP – Núcleo de Pertencimento do Projeto Ambiente Jovem, iniciativa do governo do Estado do Rio de Janeiro e Instituto Estadual do Ambiente (Inea), junto com a Associação de Moradores.
O evento terá a presença de 50 estudantes do Palmital e 50 de Nova Cidade, de 16 a 23 anos.
CONHEÇA DO CEDRO
O Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras serve como centro de monitoramento e de informação sobre o ecossistema predominante da Mata Atlântica na região.
O espaço é voltado para o desenvolvimento da Educação Ambiental, envolvendo comunidade, estudantes, instituições filantrópicas e ONGs que atuam com projetos ambientais, tendo como princípio o que determina a Política Nacional de Educação Ambiental, conforme a Lei 9795/99.
O Cedro recebeu o nome de Leandro Sarzedas, uma homenagem ao professor que chegou a ser nomeado secretário de Meio Ambiente, mas faleceu no início do ano de 2013.
A casa que abriga o projeto fica na Avenida Linda, s/nº, na localidade Nova Esperança, próxima ao Posto de Saúde Dona Edméia. A unidade funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h.
Foto: Gabriel Salles