Rio das Ostras reforça cuidados contra o câncer de pele
Pacientes com suspeita ou lesões na pele são encaminhados para o atendimento especializado. Vagas foram ampliadas para atender demanda das unidades de saúde
Com a chegada do verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados, já que estamos mais expostos ao sol. Em Rio das Ostras, durante o mês de dezembro, o Município adere à campanha Dezembro Laranja de combate e conscientização ao câncer de pele.
As unidades de saúde estão preparadas para atender e encaminhar o público-alvo para o atendimento especializado no Centro de Saúde de Extensão do Bosque. As vagas são direcionadas aos pacientes com suspeitas ou lesões na pele, encaminhados pelas unidades de saúde da Cidade. Além disso, as unidades estão com cartazes e instruções afixados sobre a doença e os métodos de prevenção.
DEZEMBRO LARANJA
A campanha Dezembro Laranja 2022 tem como tema “Não espere até sentir na pele”, que tem como foco a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer da pele, que hoje é o tipo mais comum no Brasil, representando cerca de 30% dos casos registrados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), com cerca de 185 mil novos casos a cada ano.
A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. O dermatologista é o médico que realiza o exame clínico e, diante da suspeita, pode indicar a biópsia da lesão para confirmar ou descartar a doença. Os casos de câncer da pele devem ser diagnosticados e tratados precocemente. Por essa razão é importante conhecer o corpo e suas pintas e sinais.
SINTOMAS
Manchas ou feridas que não cicatrizam, pintas pretas ou acastanhadas que mudam de cor e textura, com bordas irregulares e com crescimento de tamanho são suspeitas. Lesão da pele que têm aparência brilhante e elevada, translúcida, avermelhada, rósea ou multicolorida, com crosta central ou que sangram precisam ser avaliadas pelo médico especialista que pode solicitar uma biópsia para diagnosticar ou descartar o câncer da pele.
FATORES DE RISCO
É importante estar atento aos sinais na pele e também aos fatores de risco que são: histórico familiar de câncer de pele; pessoas de pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros; pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada e exposição prolongada e repetida ao sol na infância e adolescência.
PREVENÇÃO
A melhor maneira de evitar o desenvolvimento da doença é tomando alguns cuidados de prevenção que devem ser permanentes, tanto nos momentos de lazer quanto nos afazeres do dia a dia.
Hábitos como hidratar o corpo, uso do filtro solar e a exposição ao sol em horários adequados ajudam a prevenir a doença.