Rio das Ostras cobra dos comerciantes destino correto de resíduos
Todo comércio terá até a próxima sexta-feira para depositar o lixo devidamente acondicionado em containers até a coleta, para evitar multas
Em virtude da alta temporada e do período de chuvas de Verão, a Prefeitura de Rio das Ostras convocou os comerciantes do Centro e Costazul para uma reunião na manhã de segunda-feira, para orientar sobre o destino correto do lixo, determinado pela Lei Municipal nº 1870/2014, que dispõe sobre a gestão do Sistema de Limpeza Urbana do Município.
A reunião convocada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Nestor Prado e do prefeito Marcelino Borba.
A secretária de Turismo, Aurora Siqueira lamentou o pouco quórum da reunião e falou da importância da pauta. “Nós nos comunicamos com os comerciantes por meio das associações, do Sindicomércio, da CDL e pelos grupos de WhatsApp, porque não temos como avisar sobre a reunião um a um. Lamento que os comerciantes não tenham comparecido maciçamente porque o lixo é um problema de todos nós e absolutamente ligado a qualidade dos serviços prestados aos moradores e turistas”, disse.
Acompanhado de parte da equipe, o secretário Nestor explicou sobre a importância de devido acondicionamento dos resíduos e do respeito aos horários de coleta para evitar multas. “O lixo é responsabilidade de todos nós. Quem produz o lixo é responsável por ele até que seja coletado. Estamos fazendo um trabalho de orientação com os comerciantes, antes de notificar e multar. A Lei existe e precisa ser cumprida”, alertou, solicitando que os comerciantes respeitem o que está determinado na Lei.
Durante a reunião foram distribuídas informações sobre dias e horários da coleta por localidade, dados que também estão disponibilizados nas redes oficiais da Prefeitura.
O prefeito Marcelino ouviu as solicitações dos comerciantes presentes e já garantiu o novo horário da coleta matinal nas regiões comerciais, que passará a ser feita às 5h, evitando que os sacos de lixo e contentores fiquem expostos por muito tempo em via pública.
Também ficou definido que a partir da próxima sexta-feira, 22 de dezembro, todos os comércios devem usar containers para depositar o lixo devidamente acondicionado. Quem não atender à legislação, estará passível de multa.
Foto: Matheus Müller